Startup, Entenda Os Conceitos Desse Modelo De Negócio

Startups não necessariamente são empresas voltadas para a internet, só que o ambiente digital é propício a elas.


Quando E Como Surgiram As Startups?

As startups surgiram em um contexto histórico onde a internet avançava ferozmente nos EUA e a necessidade de crescimento natural do mercado pedia inovações.

Isso foi durante o fim da década de 90, quando o até então desconhecido computador começava a fazer parte da vida cotidiana das pessoas, e é através dele, ou melhor, dos softwares contidos nele que essa revolução foi possível.

E quando falamos em inovações e revolução, as startups são exatamente o modelo de negócio ideal para a criação, desenvolvimento e implementação de novas ideias. Entenda porque.


(Veja Também: 5 Gatilhos Mentais Que Você Não Pode Ignorar)

O Que É Uma Empresa Startup (ou Start-up)

Não existe uma única definição para empresas startup, mas basicamente elas são empresas compostas por poucas pessoas, trabalhando em novas idéias de negócios, que possam ser multiplicáveis e escaláveis, sendo que a incerteza é o ingrediente principal.

Ou seja, os denominadores comuns de Startups são:

  1. Poucas Pessoas;
  2. Novas Ideias;
  3. Multiplicáveis e Escaláveis;
  4. Incerteza.


Porque O Software É Tão Fundamental Para As Startups

Como vimos, a multiplicação e a escalabilidade são conceitos fundamentais neste modelo de negócio, então imagine escalar e multiplicar muitas vezes um negócio baseado em produtos físicos.

Seria um transtorno.

Agora, quando falamos em software, ou serviços, a história é outra. Então por este motivo, a grande maioria das startups têm seus negócios baseados em Softwares, Aplicativos Para Celulares, Jogos, Filmes, Sites e etc.

Devido a estes motivos as empresas startups são tão raras fora da internet.


(Veja Também: [Especial] O Que É Ser Bem Sucedido Para Você?)

Grandes Empresas Que Foram Startups Um Dia

Netflix

A startup que foi fundada em 1997 por Marc Randolph e Reed Hastings, hoje oferece serviços de TV pela internet para mais de 60 milhões de usuários com o grande diferencial de ter um preço de assinatura muito baixo.

Google

Criado em 1996/1997 por Lary Page e Sergey Brin, o até então desconhecido BackRub (nome do Google enquanto ainda estava em desenvolvimento) não passava de um projeto de dois universitários. Atualmente o Google é responsável pelo direcionamento de cerca de 60% do tráfego da Web.


Investidores Em Start-ups

É muito comum existir o aporte de capital por investidores-anjo. Isto acontece muito devido ao fato de startups terem grandes possibilidades de "bombar" de uma hora para outra.

Claro que nada é fácil, e este aporte só vem após algumas garantias, como a de que a ideia é boa, implementável, viável e que realmente seja útil para boa parte das pessoas.

O Que É Preciso Para Ter Uma Startup

Empresas assim podem começar apenas com uma ideia, uma pessoa, e muito suor.

Em alguns casos não é preciso dinheiro para começar a ter uma boa startup, muitas delas começaram em garagens e quartinhos.

A grande sacada das startups é realmente resolver algum problema que as pessoas têm, por exemplo, você imagina seu mundo hoje sem o Google?

Entenda que não adiantaria você criar uma empresa concorrente da Google e tentar fazer disto uma Startup, a necessidade de organizar as buscas na web não existe mais como existia em 1997.

Então se você tem uma boa ideia, considere implementar ela da melhor maneira que puder para atrair o maior número de pessoas.


Espero que tenha gostado do artigo, e lembre de deixar seu comentário.




Artigos Relacionados:
[Dica Simples] Aprenda A Ganhar Dinheiro Na Internet Como Freelancer
Como Você Pode Ganhar Dinheiro Na Internet Com Pouco Investimento
Email Marketing, O Segredo Para Ganhar Dinheiro Com Marketing Digital

Tags:
startup, startups, start-up, start-ups



Postagens mais visitadas deste blog

Dicas Fáceis Para Seu Lançamento De Produto Online Bombar [BÔNUS]

Franquias De Sucesso, Porque Você Precisa Escolher Uma Para Empreendender Em 2016

10 Motivos Para Você Começar A Trabalhar Com Coaching