[SEO] Os 20 Passos Fundamentais Para Gerar Tráfego Orgânico

O SEO tem sido tema de muitos artigos complexos e cheios de pormenores que muitas vezes chegam a assustar. Mas veja agora como você pode fazer de forma fácil uma melhoria no seu site ou blog com 20 passos fundamentais.



[SEO] Passo #1 - Palavras Chave


Certifique-se sempre de adicionar sua palavra chave nos seguintes campos:
  1. No URL;
  2. No Título;
  3. Na meta descrição;
  4. No começo do texto, duas vezes aproximadamente;
  5. No corpo do texto, três vezes aproximadamente;
  6. Na conclusão do texto, duas vezes aproximadamente;
  7. Fazer tags escritas no fim dos posts;

Lembre de sempre ser natural na hora de inserir as palavras chave.


[SEO] Passo #2 - Textos Completos


Segundo os dados colhidos entre os 10 primeiros resultados das buscas para diversas palavras chave diferentes, quase 80% dos ranqueados na primeira página tinham textos com mais de 2000 palavras, e os demais tinham mais de 1000 palavras.

Não digo para "encher linguiça" com a finalidade de ter mais palavras chave, mas é preciso ter artigos feitos por completo, explicando detalhes que não se encontram facilmente.

Dê dicas e sugestões que sejam valiosas para o seu público e que não sejam "baciada".

E mesmo escrevendo assuntos completos, não misture vários assuntos no mesmo texto, isso é bem diferente e gera o efeito contrário (perda de ranqueamento).


(Veja Também: 7 Motivos Para Contratar Um Consultor de Marketing Digital)


[SEO] Passo #3 - Layout Responsivo


Ter um layout responsivo significa que seu site irá se adaptar automaticamente aos diversos tamanhos de tela que existem, inclusive para celulares e tablets.

Um exemplo dessa importância é que este blog recebe cerca de 10% de tráfego oriundo de dispositivos móveis.

Então se você tem Wordpress procure por um tema responsivo, e se tem Blogspot por um Template responsivo. Existem muitos bons modelos gratuitos.


[SEO] Passo #4 - Cuidado Com Banners


Sim, a forma como o seu site é visualizado pode aumentar ou diminuir seu ranqueamento. O excesso de publicidade pode ser péssimo para você.

Principalmente em blogs pequenos, a tendência é que haja muitos banners para promover produtos, e não existe nada de errado em promover, só que é preciso muita cautela.

O efeito de se colocar muitos banners pode ser a péssima experiência do usuário, e isso não é o que queremos, certo?


[SEO] Passo #5 - Detalhes Nas Imagens (Nome, Descrição e Legenda)


Muitos deixam isso passar despercebido, mas as imagens carregam consigo três oportunidades ótimas de melhorar o SEO, principalmente em artigos pequenos (com menos de 1000 palavras).
  1. Nome: Antes de carregar imagens para o seu blog, certifique-se de que o nome dela está com as palavras chave principais do seu artigo, e as palavras chave pela qual você quer que seu blog seja encontrado.
  2. Descrição: Neste item você deve ser mais cauteloso, fazer uma descrição que realmente seja compatível com a imagem, e não apenas colocar palavras chave, dê enfase na palavra chave principal do artigo.
  3. Legenda: Da mesma maneira que ocorre com a descrição, dê enfase apenas para a palavra chave principal do artigo e faça uma legenda compatível com o texto a que ela se refere.


[SEO] Passo #6 - Links Internos


Sempre se certifique de fazer links para todas as páginas e artigos que existem em seu blog, a melhor maneira que encontrei de fazer isso é a seguinte:

Sempre que publico um artigo, nele referencio os três últimos que escrevi, e mais alguns relacionados ao tema do artigo. Deste maneira sempre terei mais de um link interno para cada artigo que escrevi.

Lembre de fazer isso de maneira natural e que não atrapalhe a leitura do seu artigo, uma boa maneira de se fazer isso é mencionar outros artigos durante o texto.

Procure sempre fazer quatro ou mais ligações internas em cada artigo.


(Veja Também: 7 Segredos Para O Sucesso Com Blogs, Sites ou Canais No Youtube)


[SEO] Passo #6 - Links Externos


Os links externos, que apontam para o seu site, são extremamente importantes e demonstram a relevância do seu conteúdo.

Mas antes de começar a espalhar links pela web como um louco, vá com calma, a origem dos links podem ser motivo para rebaixar ou excluir seu blog dos resultados de busca, então deixe que isso ocorra de maneira natural.

Dê ênfase na produção de conteúdos de qualidade que os links externos virão, cedo ou tarde...


[SEO] Passo #7 - Divulgação Em Redes Sociais


Não existe muito o que se falar sobre as divulgações em redes sociais, nada novo, que você ainda não saiba.

O segredo é o mesmo, identificar as principais redes sociais que seu público utiliza e trabalhar forte na divulgação através dela.

Nunca se esqueça de trabalhar no Google+, afinal ele é da Google que é responsável por nada menos que aproximadamente 60% de todo o tráfego da internet.


[SEO] Passo #8 - Comentários Em Outros Sites e Blogs


Fazer comentários em outros sites é excelente, mas cuidado com duas coisas que podem arruinar esta ideia.

A primeira coisa que você não pode fazer de maneira nenhuma, nunca, de jeito nenhum... rs... É o SPAM. Esta prática é terrível, não ajuda em nada na divulgação e ainda pode te rebaixar em todos os mecanismos de busca.

Isso inclui uma prática muito comum, que é fazer comentários apenas para deixar o link do seu site. Procure realmente ler o artigo, entender, e se for comentar contribua com alguma coisa, pode ser uma ideia que ficou vaga no artigo, ou alguma sugestão para melhorar o site.

A segunda coisa é fazer comentários em qualquer site, os mecanismos de busca não são "bobos" e entendem quando suas atividades fogem do padrão. Algumas coisas que você deve evitar:
  1. Fazer comentários em sites sem autoridade perante os mecanismos de busca;
  2. Fazer muitos comentários em apenas um dia;
  3. Fazer muitos comentários com links;
  4. Participar de sites que apenas trocam links.

Um fator que costuma contar mais nessa hora de fazer comentários é estar sempre participando de comentários e fóruns em sites ".edu". Para fazer isso digite no Google (site:edu e a palavra que deseja pesquisar), por exemplo, site:edu marketing


[SEO] Passo #9 - Ferramentas Para Webmasters


Tenha uma conta em todos as ferramentas de análise e melhoria de dados possíveis, uma delas é o Google Webmaster Tools (Seach Console).

Não apenas utilize esta ferramenta, mas aprenda como dominá-la de maneira completa, para extrair os dados que precisa para otimizar seu site e melhorar a experiência do seu usuário ao máximo.


[SEO] Passo #10 - Conhecer Seu Público


O público sempre dirá quais rumos seu negócio digital deve tomar. Em todos os aspectos, aprender a ouvir o público é a melhor maneira de otimizar o seu blog ou site.

Existem diversas maneiras de ter informações sobre seu público, essas informações estão sempre disponíveis em páginas de redes sociais como o Facebook, podem ser acessadas também pelo Google Analytics, ou tiradas dos próprios comentários que as pessoas fazem no seu site, blog e página.


[SEO] Passo #11 - Resolver Os Problemas Do Público


Só saber quem é seu público e conhecer os problemas dele não adianta nada se você não apresentar uma solução prática para estes problemas.

Não existe uma maneira genérica de fazer isso, mas a maneira que eu conheço é pesquisando as opiniões e dicas dadas principalmente em comentários, não necessariamente do meu blog, mas de blogs maiores e grandes canais do Youtube no meu nicho.

Além disso você pode fazer enquetes, e literalmente perguntar para as pessoas o que você pode fazer para melhorar seu site ou blog.


(Veja Também: O Que É Persona E Como Ela Pode Destruir Seu Negócio Online)


[SEO] Passo #12 - Prefira a Plataforma Wordpress.org


Quanto a isso não existe nenhuma discussão e nenhuma dúvida. O Blogspot é excelente, mas fica devendo muito principalmente na questão dos plugins.

Os plugins tornam o Wordpress uma plataforma ilimitada em recursos, a otimização do SEO é muito mais fácil de fazer, além de muitos outros benefícios.


[SEO] Passo #13 - Se Preocupe Com O Google


O Google é o maior mecanismo de busca da atualidade, e deve ser respeitado como tal. Nunca ignore as dicas do Google para melhorar seu site ou blog.

Como disse antes, o Google é responsável por aproximadamente 60% de todo o direcionamento do tráfego que existe na web.

Pode ser que no seu site ou blog, assim como neste, o Google não seja a principal fonte de tráfego, mas mesmo assim, eu não ousaria desprezar os 25% de tráfego que ele envia para mim.


[SEO] Passo #14 - Fazer Um Check List Pré Publicação


Faça um Check List de postagem para se certificar de ter inserido nela todos os item de SEO necessários para a otimização.

Uma forma simples de fazer isso é anotar as dicas resumidamente e deixar sempre em local de fácil acesso.


[SEO] Passo #15 - Artigos Relacionados

Este passo é muito simples e você pode fazer isso de algumas maneiras diferentes, uma que já foi citada, é sugerir artigos durante os textos do seu blog.

Uma outra excelente forma de fazer isto é instalando Plugins no Wordpress ou Gadgets no Blogger que façam a colocação de artigos relacionados no final de cada artigo.

Outra forma muito simples de fazer isso é você mesmo inserir ao final de cada post os links das publicações que você recomenda que as pessoas leiam.


(Veja Também: E-mail Marketing O Segredo Para Ganhar Dinheiro Com Marketing Digital)


[SEO] Passo #16 - Rel=Author


O rel=author é um recurso do Google que atrela o conteúdo de um blog a um autor, mostrando a foto do perfil do Google+ nos resultados de busca.

Já foi comprovado que este fator aumenta em 30% as conversões de cliques em relação a um site que não utiliza esta opção.

Procure no Google sobre como aplicar este recurso, é bem simples e você pode configurar um Plugin para fazer isso por você no Wordpress, ou terá de inserir manualmente em cada postagem caso tenha um blog no Blogspot.


[SEO] Passo #17 - Seja Rápido


Aqui está um item que 95% dos donos de sites e blogs não se preocupam, a velocidade de transmissão de dados entre o servidor e o usuário, ou carregamento de página.

A maneira mais fácil de testar a velocidade do seu site é no Pagespeed da Google, o problema pode ser na hora de corrigir estes problemas.

Se você tiver no Wordpress, como recomendado, será muito fácil fazer as melhorias, apenas instale o plugin W3 Total Cache e veja algum tutorial para configurar ele. Só isso deverá resolver 90% dos problemas apontados pelo PageSpeed.

Caso tenha um Blogspot ou qualquer outra plataforma, você terá de pesquisar sobre como resolver cada um dos problemas apontados pelo PageSpeed, não existe outra maneira.


[SEO] Passo #18 - Se Preocupe Com O "+1"


Você já deve saber disso, mas vou falar porque isso não pode faltar de maneira nenhuma no seu site ou blog.

Uma das coisas que mais afetam o ranqueamento de uma página frente aos mecanismos de busca são as provas sociais. E a prova social mais considerada pelo Google, que é o maior buscador, é o +1, que serve como uma "curtida", conhecida como recomendação no Google Plus.

Então além de não poder estar de fora do Google Plus por diversos outros motivos, você também não pode deixar de colocar os botões +1 no seu site de maneira bem visível.


[SEO] Passo #19 - Atento Ao Analytics


Fique sempre atento às dicas que o Google Analytics pode te dar, essas dicas são importantes não apenas para que você saiba o que acontece com seu site ou blog, mas para que você possa produzir conteúdos focados no que as pessoas esperam encontrar.

Ao analisar os dados esteja sempre atento aos principais fatores como:
  1. O que as pessoas buscam na caixa de pesquisa do seu site ou blog;
  2. Qual palavra chave do seu site está melhor ranqueada no Google;
  3. Quantas pessoas chegam ao seu site através de cada palavra chave;
  4. Quais são as páginas mais acessadas;

Somente com estes dados, que são bem básicos,  já é possível fazer muitas otimizações no seu site, daí vai depender do seu esforço em entender mais a ferramenta Analytics e resolver os problemas que ela apontar.



[SEO] Passo #20 - Reotimizar


Depois de fazer tudo isso, volte atrás em todos os conteúdos que você já publicou, e faça a checagem de todos estes itens constantemente.

Provavelmente você não tem um site perfeito, se tivesse, não estaria lendo este artigo e buscando saber como otimizá-lo.


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