O Que É Persona E Como Ela Pode Destruir Seu Negócio Online

A definição do público alvo e da persona é o diferencial entre excelentes e péssimas campanhas de marketing, e definir a Persona é o principal passo para compreender seu público.




O Que É Persona No Marketing Digital?


A persona é a definição exata do seu público alvo, incluindo:
  1. Idade
  2. Sexo
  3. Região
  4. Preferências
  5. Pensamentos
  6. Sentimentos
  7. Medos
  8. Dores
  9. Soluções que buscam
  10. Todos os dados possíveis...


Podemos definir a Persona no marketing digital como:

Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar. Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado.



Interessante ressaltar que público alvo não é persona, a persona é um personagem fictício, simulando uma pessoa única, porém, reunindo todos os principais aspectos de um público alvo.


(Veja Também: Como Você Pode Trabalhar Na Internet E Ter Sucesso Sem Criar Um Blog)


Porque Você Deve Definir A Persona Na Suas Estratégias De Marketing?


Descobrir os fatores que são relevantes para definir o sua persona é algo crucial para o desenvolvimento do seu negócio online.

Definir a persona pode ser a única maneira de fazer uma ligação entre o que você oferece com o público que deseja comprá-lo.

Daí a importância da definição da persona, suas vendas podem ser prejudicas, e muito, quando são direcionados para o público errado, ou visam solucionar problemas que seu público não tem o desejo ou necessidade de resolver.

Todos os dados da persona são importantíssimos para definir qual produto fazer, como fazer, como apresentá-lo, através de qual mídia fazer a divulgação e quais serão as soluções apresentadas.




Como Você Pode Definir A Persona Do Seu Produto Ou Site?


É bem simples, você só precisa investir um pouco de tempo buscando informações confiáveis sobre as tendências do seu nicho.

Para começar você deve ter alguma fonte de informações verdadeira e confiável sobre estatísticas do seu público.

Algumas ferramentas são bem fáceis de usar como o Google Analytics, as estatísticas fornecidas pelo painel do seu site, ou mesmo por páginas de fans no Facebook.

Todos estes dados devem ser utilizados para saber principalmente Idade, Sexo, Dias e Horários de maior procura, Região, etc.

Alguns outros dados você pode obter quando tem um produto que já vendeu bastante, ou caso não tenha um produto, apenas vendo o feedback de outros produtos similares ao seu.

Hoje em dia é muito simples fazer este tipo de pesquisa, por exemplo, se você tem um site de saúde apenas busque no Facebook por páginas de saúde, vá nas maiores e veja como o público interage e o que ele quer.

Muito simples, seu trabalho é apenas oferecer o que as pessoas já estão procurando.

Claro que o Facebook é só um dos meios, você pode utilizar blogs e sites especializados no nicho, ou também buscar fazer enquetes em suas páginas ou lista de emails.

Enfim, qualquer maneira de ter um feedback do público sobre seus desejos nessas horas pode contar e muito.


Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto.




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