Não Deixe A Insegurança Prejudicar Você, Empreendedor Digital

Não existe meios para se juntar empreendedorismo e insegurança ou falta de autoconfiança. Um empreendedor tem que saber quem é e exatamente o que quer.


Neste artigo falo sobre como é impossível aliar a insegurança ou a falta de autoconfiança com as atividades de um empreendedor e como você pode acabar com elas.

Por definição, empreendedor é aquele que faz coisas difíceis, que implementa ações necessárias, e não coisas medíocres.

Desta maneira seria impossível uma pessoa implementar qualquer ideia, sendo que ela não se sente segura, capaz ou confiante o suficiente para fazer.

A Insegurança Pode Ser Sua Maior Inimiga

Não deixe a insegurança e a falta de autoconfiança esconderem seu potencial.



A intenção é falar para empreendedores, mas a verdade é que estas dicas se aplicam a qualquer área da sua vida.

Seja para conseguir uma namorada, para ter um casamento feliz, para ter mais dinheiro, ou mais seguidores no Twitter, a regra é a mesma.

A forma como você irá se portar frente aos desafios decidirá entre o sucesso e o fracasso.


O Que É Insegurança?


Gosto de descrever a insegurança de um empreendedor como sendo o ato de não fazer, ou procrastinar, devido ao medo de fracassar ou de ser rejeitado.

Apesar de a definição, segundo o dicionário ser:
Falta de confiança em si mesmo, em suas próprias qualidades ou capacidades.
Mas acredito que esta definição seja um pouco vazia, já que não denota a principal consequência da insegurança, que é a inércia.

Ser inerte, é muito perigoso quando falamos em empreendedorismo. Empreendedores são pessoas que influenciam, mas, quando perdem sua autoconfiança se tornam influenciados, e este pode ser o ponto decisivo para o fim de um negócio.


Como Ser Mais Confiante Pode Ajudar Você e Seus Negócios?


A matemática é simples, se você tem confiança em si, toma atitudes completamente diferente das atitudes das pessoas inseguras.

Atitudes corajosas, costumam trazer excelente resultados, enquanto atitudes medíocres só podem trazer resultados medíocres.

Para tentar te ajudar um pouco neste assunto, dou 4 dicas cruciais para você começar a retomar sua confiança. Escreva em um papel as seguintes coisas:

  • Saiba Quem Você É: Faça uma lista escrita sobre quem você é hoje, quais são suas habilidades natas e adquiridas e também o que você tem de ferramentas disponíveis para te ajudar neste momento. Isto definirá seu ponto de partida.
  • Saiba O Que Você Quer Ser: Saber onde pretende chegar, qual o ponto pretende alcançar daqui a alguns dias, daqui a alguns meses, e daqui a alguns anos.
  • Saber O Que Irá Precisar: Faça uma lista das ferramentas, cursos ou amigos que irá precisar para te ajudar.
  • Como E Quando Irá Conseguir: Por último, encontre uma maneira de tornar tudo isso real, dando soluções para os problemas, e suprindo essas lacunas que ficaram.
Outra dica é escrever nesta mesma lista quais são as piores e as melhores coisas que poderão acontecer com você quando tomar cada atitude, e quais as chances de cada uma acontecer.

Se fizer isso, verá que as chances de algo positivo acontecer são sempre maiores que as chances de algo negativo acontecer.

Procure listar pessoas que possam te ajudar, pessoas que considere confiante o suficiente para te incentivar e procure ser mais amigo delas.


(Veja Também: [Especial] 5 Dicas Para Estimular A Sua Criatividade)


Como Vencer A Insegurança


Agora que você já fez sua lista, e já sabe quem você é, o que você tem, o como e onde quer chegar tudo ficará mais fácil.

A dificuldade da grande maioria das pessoas está em se portar como gigante perto de formiga, já que se consideram formigas enfrentando problemas gigantes.

Por isso a lista que propus no passo anterior é tão importante, ela servirá para você ter a exata noção do tamanho dos seus problemas, e assim você sempre saberá como resolvê-los.

A dica agora, é vencer os desafios da lista de maneira passo a passo, sendo que você pode começar resolvendo os mais simples, e quando tiver dificuldades em algum deles, apenas "quebre" ele em vários passos e peça ajuda de alguém.

Não existe segredo, apenas combata os problemas com as soluções.

Uma grande sacada é não criar comparações com ninguém, apenas use sua lista, compare o você de hoje com o você de ontem, e não você com outra pessoa.


Como Ser Uma Pessoa Segura E Superar Desafios


Você pode pensar. "- É fácil pra ele dizer, não conhece meus problemas, minhas limitações."

Mas o fato é que todos temos problemas e desafios em comum para superar, seja você pobre ou rico, baixinho ou alto, gordo ou magro, todos temos os mesmos problemas.

A diferença está apenas na maneira como você enfrenta esses problemas.

Quando você considera um problema grande demais, insuperável. As chances são que você nunca tome uma atitude para combatê-lo, afinal você pensa que nunca vencerá.

Mas quando se conhece o problema, e de alguma maneira se estabelece uma solução para ele, você passa a ter um "mapa" com o caminho que deve seguir para dar mais um passo em direção ao sucesso.

Para superar estes desafios você precisará provar para si mesmo que é capaz, que realmente pode vencê-los, e o segredo é esse, e só você pode se convencer disso.

Não adianta eu falar para você que eu tomei x atitude para resolver um problema igual o seu.

Não adianta dizer que eu não tinha confiança nas coisas que eu fazia, e que agora tenho a solução, se você não se convencer que você já tem a solução.

Umas das coisas que mais podem te ajudar nessa hora é se sentir preparado para encarar e superar desafios.

A melhor maneira que eu encontrei para fazer isso (dica bem pessoal), foi buscando vídeos no Youtube de pessoas que hoje estão na situação que eu desejo estar daqui a algum tempo.

Ou vídeos de pessoas que superaram um problema que tenho hoje na minha vida pessoal ou no meu negócio.

Isto me ajuda a setar um propósito em algo real, trazer para o subconsciente que o problema é superável é a melhor maneira de se convencer de que tudo é possível.


(Veja Também: Os 5 Gatilhos Mentais Que Você Não Pode Ignorar)


O Que É Autoconfiança?


Segundo o dicionário:
Confiança em si mesmo, Segurança.
Para mim uma pessoa que tem autoconfiança, além de confiar em si, e ser seguro, ela sabe que pode fazer tudo o que quiser.

Isso inclui, ter 1 milhão de dólares na conta, ter uma boa esposa e filhos, ter uma empresa de sucesso, ou uma marca reconhecida, enfim.

Pessoas com autoconfiança vão além de limites estabelecidos para pessoas medíocres por pessoas medíocres.

Pessoas com autoconfiança costumam ter um problema, não dar ouvido ao que outros falam, e é aí que pode morar um outro problema.


Como Ter Autoconfiança Sem Excesso


O excesso da autoconfiança pode ser tão prejudicial quanto a falta de segurança.

A autoconfiança é o que buscamos, mas quando deixamos de ouvir reclamações de clientes, amigos, esposa, etc. Começamos a correr um sério risco de fracassar.

Entenda bem, não digo para ouvir conselhos do tipo "seu negócio nunca dará certo" que sai da boca de qualquer um, mas conselhos de pessoas que realmente importam, isto é, cliente que têm razão do que reclama, especialistas que possam te aconselhar, mentores, etc.

Esteja sempre atento para reclamações feitas em produtos similares ao seu, resolver este problema pode ser o diferencial entre uma empresa ou um produto maio ou menos para um produto de primeira linha.

Esteja sempre procurando maneiras de se reinventar e esteja sempre preparados para as críticas, porque elas virão.

Eu mesmo antes de começar este blog ouvi de muitas pessoas, incluindo meu pai, dizendo: "Isto não dá certo" ou "você tem que arrumar um trabalho sério".

Mas, apesar de respeitar meu pai, tenho que considerar sempre a fonte da reclamação, neste caso, meu pai não entende nada de internet, e não seria a pessoa mais adequada para me aconselhar neste item.

Sempre faça este filtro da fonte da reclamação para não acabar cometendo gafes.


Espero que tenha gostado deste artigo e deixe seu comentário abaixo.



Artigos Sugeridos:
[Especial] O Que É Ser Bem Sucedido Para Você?
Entenda Os Conceitos Básicos Do Marketing Que Podem Te Ajudar A Vender Muito Mais
Como Criar Parcerias Rentáveis Com Sites E Blogs
Curso Fórmula Negócio Online - Quem Não Deve Fazer?
[Segredo Revelado] Melhores Cursos Para Você Faturar Alto Com Marketing Digital


Tags:
insegurança, como ser mais confiante, como vencer a insegurança, o que é insegurança, como ser uma pessoa segura, ser mais confiante, como ser mais seguro, como ter autoconfiança

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas Fáceis Para Seu Lançamento De Produto Online Bombar [BÔNUS]

Curso Segredos Do Adsense - Quem Não Deve Fazer?

[Segredo Revelado] Melhores Cursos Para Você Faturar Alto Com Marketing Digital