Os 5 Gatilhos Mentais Que Você Não Pode Ignorar

Gatilhos mentais são técnicas poderosas que podem aumentar muito a conversão de suas vendas, e diminuir as chances de um "não"...




Neste artigo vou falar sobre gatilhos mentais, que apesar de ainda ser um assunto pouco falado, eles são muito importantes principalmente para pessoas que desejam vender, mas saiba que eles não servem apenas para isso.

Os Principais Gatilhos Mentais

Existem muitos gatilhos mentais, eu diria que incontáveis até. Mas, existem alguns que considero como sendo os principais e listo eles agora abaixo.

Gatilho Mental Número 1 - Autoridade

A autoridade é sem dúvida o gatilho mental mais importante que você pode aplicar, e ele pode ser explicado com a seguinte suposição.

Imagine que você está procurando um advogado para te defender, daí você entra no primeiro escritório e se depara com um jovem e pergunta para ele: Olá, estou procurando o advogado deste escritório, poderia me apresentá-lo?

Ele reponde: Sou eu mesmo, acabei de me formar, mas acho que posso te ajudar.

Você vai a um segundo escritório, maior, mais bonito, com muitas pessoas trabalhando lá e faz a mesma pergunta, só que a pessoa que te atende é um estagiário, e te diz o seguinte:

O Advogado não está no momento, ele acaba de sair para ir ao lançamento do seu 8º livro de advocacia.

Apenas com essas respostas, e considerando que o valor dos honorários sejam o mesmo, qual advogado escolheria.

Na internet, a sensação que o comprador tem sobre você é a mesma. A imagem que você passa para ele é decisiva na hora da escolha entre seu produto ou o de outra pessoa.

Para ter mais autoridade algumas dicas simples devem ser seguidas:

  1. Demonstre sua autoridade para as pessoas gravando vídeos, onde você explica tudo o que sabe sobre algum assunto, se mostre confiável.
  2. Se você é um especialista em algo, deixe transparecer sem parecer forçado, diga que é PHD, Doutor ou que tem alguma especialização no assunto, não ser um principiante é algo fundamental.
  3. Se você não é especialista em nada estude sobre o assunto que vai falar e leia alguns livros, a maioria das pessoas não leem nenhum, então se você ler dois já poderá ensinar muita gente.
  4. Se você escreveu um livro, falar sobre isso será excelente para sua reputação.
  5. Utilize o Youtube como forma de divulgar seu trabalho porque quando as pessoas te assistem elas tendem a confiar mais em você, como se tivessem uma relação mais pessoal.


Gatilho Mental Número 2 - Escassez

Demonstre que seu produto ou serviço não ficará disponível para sempre. Caso vá ficar disponível para sempre, invente uma promoção e diga que apenas por pouco tempo as pessoas poderão aproveitar.

Um bom exemplo de utilização deste gatilho mental são as lojas brasileiras que costumam dizer, "só amanhã" e mesmo que saibamos que não é verdade, se alguém está procurando um dos produtos anunciados como "só amanhã" a tendência é que ela compre para não correr o risco de perder.

Gatilho Mental Número 3 - Prova Social

Falar de si mesmo pode ser muito fácil, porém não surte tanto efeito. Quando outras pessoas falam de você, que confiam no seu trabalho, e que você trabalha bem isso gera mais confiança no comprador.

Quanto mais depoimentos você conseguir melhor será para você, busque testemunhos reais, de pessoas com perfis diferentes, isso faz com que seu cliente se identifique com uma das histórias e queira ter os mesmos resultados.

Um bom exemplo de utilização desse gatilho são propagandas que fingem ser feitas ao vivo, com atores desconhecidos dizendo "eu comprei tal produto e estou muito feliz".



Gatilho Mental Número 4 - História

Contar a sua história pode ser a melhor maneira de fazer seu público se identificar com você, não confunda com o gatilho da prova social, apesar de serem parecidos, os propósitos são totalmente diferentes.

Agora a intenção é você passar para seu público, através da sua história de vida algo mais ou menos assim. "Antes eu não era ninguém, eu procurava solucionar meu problema mas não conseguia. Mas depois de muito trabalho e pesquisa encontrei a solução e posso te dar ela agora".

Desta maneira seu público deve pensar "Bem, se ele conseguiu depois de muito trabalho, eu prefiro pagar pra ele e economizar este esforço".

Gatilho Mental Número 5 - Antecipação

Agora a ideia é falar para sua audiência algo mais ou menos assim: "Eu criei uma solução fantástica, completa e única para resolver seu problema, mas, somente à partir do dia x (que deve ser uma data mais a frente) você poderá ter acesso à ela.

Este gatilho mental é o responsável por grande parte do número de vendas de produtos online, devido às pessoas realmente confiarem em quem está vendendo o produto, e que esta solução será definitiva para o problema que elas enfrentam.


Espero que tenha gostado deste artigo sobre Gatilhos Mentais e lembre de deixar seu comentário abaixo.




Artigos Relacionados:

Tags:
gatilhos mentais, o que são gatilhos mentais, gatilho mental, gatilhos da mente, como vender mais, como fazer mais vendas, como aumentar a conversão, aumentar conversão, mais vendas, vender mais, o que é gatilho mental, como fazer gatilhos mentais




Postagens mais visitadas deste blog

Dicas Fáceis Para Seu Lançamento De Produto Online Bombar [BÔNUS]

Franquias De Sucesso, Porque Você Precisa Escolher Uma Para Empreendender Em 2016

10 Motivos Para Você Começar A Trabalhar Com Coaching