11 Estratégias Para Melhorar Seu Trabalho De Coaching

Ter estratégias na hora de divulgar seu trabalho de Coach é fundamental para obter e manter clientes interessados.




O Que É Coach?


O Coach, como profissional, é considerado como a pessoa especializada no processo de coaching, que por sua vez nada mais é do que um assessoramento para atingir metas e superar desafios de maneira mais rápida e eficiente.

O Coach, chamado também de tutor ou mentor, é uma pessoa especializada em algum assunto, que possa ajudar quem deseja obter resultados melhores, mas não consegue sem uma ajuda profissional, ou que demoraria muito para conseguir sozinho.


O Que É Coaching?


Para entender melhor o que é coaching, primeiramente vou te explicar o conceito.

A palavra coaching deriva de coach, que em inglês significa, neste caso, Professor Particular ou Tutor.

O Coaching é o processo de orientação, que visa acelerar resultados em uma área específica, e existem inúmeros tipos de mentores que atuam em áreas diferentes. Alguns deles cito abaixo.


(Veja Também: Os Conceitos Básicos Do Marketing Que Podem Te Ajudar A Vender Muito Mais)


Coaching Executivo


O Coaching executivo é o treinamento voltado para líderes de organizações, algumas das competências trabalhadas pelo coaching executivo são:



  • Estratégias de liderança;
  • Habilidades de gestão de pessoas;
  • Trabalhar a melhoria do foco;
  • Trabalhar a organização de metas e cronogramas;
  • Habilidade de gerenciar e desenvolver equipes;
  • Motivação de pessoal e automotivação;
  • Melhorias na comunicação e relação interpessoal;
  • Preparação para a promoção.

O público que procura este treinamento normalmente são gerentes e executivos de grandes empresas, que visam desenvolverem habilidades profissionais, com a finalidade de obter melhores resultados em suas carreira.


Coaching De Carreira


O coaching de carreira se diferencia do coaching executivo principalmente por não ser voltado para altos níveis hierárquicos.

Nada impede que um gerente ou executivo procure um coach de carreira, mas o intuito é que qualquer pessoa, em qualquer nível hierárquico possa participar do processo de coaching de carreira.

A ideia neste processo é desenvolver habilidades visando melhoras no desempenho profissional, e que estas melhoras tenham reflexos positivos, viabilizando ou acelerando uma promoção.

Algumas das habilidades que um processo de coaching de carreira trabalha são:
  • Foco;
  • Organização;
  • Trabalho Em Equipe;
  • Liderança;
  • Habilidades específicas de algumas funções.


(Veja Também: As 7 Dicas Mais Simples Para Ser Um Empreendedor Digital)


Coaching Financeiro


A ideia do coaching financeiro é apenas atingir metas financeiras, seja ficar milionário, ter uma casa e um carro bom, ou ter renda passiva e liberdade financeira.

O coaching financeiro é o treinamento ideal para quem quer organizar as finanças em direção a um objetivo. Neste caso o coach vai te orientar de maneira a cumprir metas, que serão definidas por você mesmo.


O coach tem a missão de te orientar e te dar uma perspectiva de como e quando atingir suas metas. Algumas das habilidades trabalhadas neste caso são:
  • Organização financeira;
  • Definir objetivos financeiros claros;
  • Gerir gastos;
  • Contenção de gastos desnecessários;
  • Gestão de ativos;
  • Planejamento de ações para atingir metas.


Como Você Pode Se Tornar Um Coach


Se tornar um coach não é difícil, principalmente se você tem uma habilidade nata ou adquirida, que seja superior as habilidades de outras pessoas.

Basicamente você precisa ser bom em alguma coisa, e mesmo que você ainda não seja bom o suficiente, pode estudar para se tornar um referencial na área que desejar.

Os passos para você ser coach são simples.

  1. Identificar uma área que você goste de atuar;
  2. Se especializar nesta área o máximo possível;
  3. Trabalhar sua autoridade de especialista (Fazer vídeos falando do seu expertise é uma ótima maneira).
  4. Mostrar que está disposto a ajudar outras pessoas.
  5. Estar disposto a ajudá-las.
  6. Se possível entrar em uma escola de coaches
Muitas pessoas pensam que precisam fazer um curso de coaching para se tornar um coach de sucesso, e isso não é verdade.

Tem gente que nasce com esta habilidade, claro que são poucos, e que essas habilidades podem ser aperfeiçoadas com um curso de coaching.

Mas para quem não tem ideia de por onde começar, realmente não tem jeito, a única maneira é fazer um bom curso de coaching e ter sempre a disposição ferramentas que o ajude a assessorar outras pessoas.


Estratégias Para Divulgar Seu Trabalho De Coach


Um grande problema que os novos coaches têm enfrentado é na hora de se posicionar como autoridade no mercado e conseguir clientes.

Muitos quando estão no começo da carreira como coach investem até mais de 10 mil reais para se formar em uma boa escola.

O problema maior vem depois. Muitos fazem um bom cartão de visita, um site, divulgam em redes sociais e empresas mas não conseguem clientes, pessoas ou empresas realmente interessadas no seu trabalho.

E nessa hora ter ferramentas de marketing digital para te ajudar pode ser a melhor coisa a se fazer. Repare nos grandes coaches, todos ele utilizam ferramentas de marketing para divulgar seu trabalho e fazer relacionamento com não clientes.

Existem alguns segredos de diferem os 5% de pessoas se formam em escolas de coaching e trabalham profissionalmente na área dos demais 95%.

Um dos segredos é a estratégia de divulgação, e um outro são as ferramentas para atender o cliente.

Este dois simples fatores são os que fazem a grande diferença entre os Top Players dos insignificantes.

Estratégias

Vou mencionar algumas das principais estratégias que podem fazer toda a diferença no seu trabalho como coache a partir de agora.

  1. Identificar clientes em potencial
  2. Construir a sua Marca
  3. Realizar a abordagem e venda do serviço
  4. Colocar preço em seus serviços
  5. Estratégias de Marketing para colocar em ação
  6. Estrutura de sessão que conquiste clientes
  7. Criar Workshop e Palestra
  8. Poderoso discurso de elevador
  9. Plano de Marketing simples e eficiente
  10. Ter atitudes de um Coach de sucesso
  11. Gerenciar o medo que impede você de começar

Se você quiser conhecer cada uma dessas estratégias com detalhes, recomendo que faço o curso Estratégias De Marketing Para Coaches 2.0 (link afiliado).

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