Dicas De SEO - Porque O Seu Site Ou Blog Não Recebe Visitas?

Muitas pessoas acabam de criar um site ou blog e esperam que tenha muitas visitas, o tempo passa, nada acontece, e elas se frustam. Porque isso não vai acontecer com você?


Neste artigo vou te explicar algumas regras para tornar o SEO do seu site um pouco mais otimizado. O trabalho de otimização de SEO de um site é constante e exige uma série de procedimentos sistêmicos.



Então, não pense que apenas fazendo o que explico neste artigo que seu site estará otimizado e recebendo visitas, mas isso ocorrerá de forma gradual.

Cada item que vou explicar abaixo pode ser melhor pesquisado para o seu caso em específico, visto que seria impossível resolver todos os casos de uma só vez, mas de forma genérica, algumas coisas que você deve fazer são as seguintes.


Verifique A Tag NoIndex

A Tag NoIndex é um parâmetro utilizado quando você quer dizer aos mecanismos de busca "Por favos, não indexe o meu site, e não apresente ele para as pessoas."

Ou seja, essa Tag é tudo o que nós não queremos, afinal de contras, o Google sozinho é responsável por cerca de 60% do direcionamento do tráfego total da Internet.

Imagine um site como o Google não considerar seu site nos resultados de pesquisa... Seria trágico.

Blogger (Blogspot)

Se você trabalha com o Blogger (Blogspot) será muito fácil fazer esta verificação, veja abaixo:


1º- Acesse o Painel do seu blog no blogger e clique na opção "Configurações", "Básico"



2º- Depois, em Privacidade clique em "Editar"


3º- Deverá aparecer esta tela para você:


4º- Nesta tela verifique se as opções estão iguais acima, todas em "Sim"


5º- Por último verifique se seu blog não está com visualização restrita somente para administradores. Para isso é só rolar a página para baixo e ver a opção Leitores do blog - "Público"


Wordpress.org

Se você trabalha com o Wordpress, o ideal é verificar um Plugin que faça este trabalho, existem muitos plugins que fazem este trabalho muito bem, e é uma questão de gosto pessoal e adaptação se você irá trabalhar com um ou com outro.

O que eu sempre utilizei foi o SEO By Yoast, me serviu muito bem e não tive problemas para aprender a lidar com ele, visto que é muito intuitivo.


Tempo De Existência

Aqui está uma grande variável, que não existe uma determinação específica sobre quanto tempo um site pode demorar para ser Indexado e começar a gerar visitas.

Este fator varia muito em decorrência de outros fatores como, quantidade de conteúdo produzido, qualidade desse conteúdo, extensão,  e relevância dos textos.

O fato é que na grande maioria dos casos, blogs com menos de 6 meses de vida costumam não indexar ou ficarem muito mal posicionados nos resultados das buscas.

Para ajudar a "driblar" este problema seu blog deve ser muito bem otimizado nos próximos 3 itens, veja.


(Veja Também: Como Ganhar Dinheiro Na Internet Com Blogs)



Quantidade De Conteúdo

A quantidade de texto que está presente no seu blog é fundamental para o seu posicionamento nos buscadores, afinal de contas eles precisa "ler" o que está no seu site para saberem se apresentam ou não para as pessoas.

A quantidade de conteúdo influencia diretamente na relevância que a sua página pode ter para os mecanismos de buscas, e este item também está estritamente atrelado ao próximo.


Qualidade E Extensão Dos Textos

A qualidade dos seus textos e o tamanho deles é um indicativo do quanto você se empenha no projeto do seu site ou blog.

Mas como um mecanismo de busca pode medir a qualidade dos seus textos?

Simples, através das chamadas Provas Sociais (Curtidas, Compartilhamentos, Comentários, etc) ou através de análises métricas de Tempo que seu público fica no seu site, Taxa de rejeição, etc.

Todas estas métricas são disponibilizadas no Google Analytics, e você pode consultá-las a qualquer momento para poder aprimorar os pontos fracos do seu site.


Relevância

A relevância do seu site é muito relativa, o que é relevante para mim pode não ser relevante para você, então muito cuidado na hora da escolha de palavras chave (Keywords).

Como assim?

Imagine que seu site seja sobre "como ganhar dinheiro na internet", seu público obviamente espera textos sobre como ganhar dinheiro online.

Mas pesquisando palavras chave, você percebe que o público que busca por "Sapatos" é de 74 mil mensais, e então você decide fazer um texto sobre o tema.

Certamente, quando seu público ver o tema do seu artigo fecharão a página (isso se clicarem).

O exemplo foi ridículo, mas casos parecidos acontecem.

Muitas pessoas tentam "forçar" Keywords onde não existe espeço apenas para tentar obter uma parcela de tráfego e acaba dando um tiro no próprio pé.


(Veja Também: 5 Dicas Valiosas E Práticas Para Você Produzir Conteúdo De Valor)


Branding E Micro Nichos

Branding, pode ser definido como sendo sua marca pessoal, intransferível, através da qual sua audiência te reconhece.

Essa marca pode ser seu estilo de falar ou de redigir textos, ou atuar em um nicho único e extremamente diferenciado.

Esta marca também pode te ajudar a ter tráfego.

Simples, imagine que você tenha um cão da raça Buldogue, e está procurando um adestrador para o animal.

Agora imagine que existam vários sites de pessoas que são adestradoras de animais, mas apenas 1 deles é adestrador somente de Buldogues, este adestrador, que está em um micro-nicho, podemos dizer que tem como Branding seu trabalho muito específico.

As chances são que você utilize os serviços mais especializados para resolver algum tipo de problema.

Desta mesma maneira imagine seu público, o que eles estão procurando que você possa ter como característica única, ou como seu ponto forte para oferecer?

Isso pode ser sua marca. Principalmente se você estiver posicionado em um nicho muito específico.

Sua marca pode ser o seu conhecimento ou a maneira como você passa seu conteúdo para seu público, faça disso seu nicho único.

(Veja Também: 5 Gatilhos Mentais Que Você Não Pode Ignorar)


Divulgação

A divulgação é item essencial, principalmente no início de um blog, mas você sabe como fazer isso?

Muitas pessoas falham neste ponto, acreditam que enviar Spam para uma tonelada de contatos de uma lista ou em uma rede social vai atrair tráfego.

Isso vai atrair seu bloqueio nos mecanismos de busca.

Ter Back Links também é essencial para melhorar seu Page Rank, Back Links são links que outros sites utilizam apontando para o seu site, mas distribuir seu link por aí não é nada recomendável.

Ter Contas Em Redes Sociais

Redes sociais são uma Excelente maneira de se começar a divulgar um blog ou um site.

Ter contas de Páginas No Facebook, Twitter, Pinterest, Google + e Linkedin pode ajudar e muito na hora de divulgar seu trabalho.

Cuidado com os erros mais frequentes que são:

  1. Ter contas em redes sociais mas não postar seu conteúdo lá.
  2. Não ter constância nas postagens.
  3. Não responder comentários.
  4. Fazer "Spam"

Fazer Comentários


Fazer comentários em outros blogs e sites do seu nicho é uma excelente maneira de melhorar sua presença nas pesquisas, o problema é como isso deve ser feito.

Esses comentários devem ser naturais, realmente que agreguem algo ao conteúdo já exposto no artigo, e não simplesmente colar seu link nos comentários.

A melhor maneira de se fazer isso é tendo um Open ID, e comentando em blogs que oferecem o campo para que você coloque seu url.


Tráfego Qualificado

O trafego qualificado é uma variável que vai depender muito de como você aplica todos os itens que mencionei anteriormente.

Mas relembrando alguns itens que não podem faltar para a obtenção de tráfego qualificado:

  1. Utilizar palavras chave (keywords) adequada para os interesses do seu nicho.
  2. Não "distribuir" seus links em qualquer lugar, ter links vindos de sites do mesmo nicho do seu é imprescindível.
  3. Sempre entregar mais que o prometido, ou coisas que seu público não espera como bônus, ebooks gratuitos, apresentações de slides, descontos, etc.
  4. Agregar valor para as pessoas, buscando sempre resolver problemas.
  5. Se relacionar com seu público principalmente através de respostas nos comentários.
  6. Fidelizar seu público com a produção constante de conteúdo de valor.
  7. Sempre ter opções como Assinatura de Feeds RSS e Assinatura de Lista de emails, para aumentar as chances de retorno das pessoas ao seu site.
  8. Cuidado com "Iscas Digitais", elas podem fazer você parecer um idiota caso sejam irrelevantes para as pessoas. Elas podem sentir que foram enganadas.



Anúncios

Anúncios pagos são sempre uma excelente fonte de tráfego, o único problema é que são pagos.

Mas não façamos disso um grande problema, antes vamos analisar alguns pontos.

O tráfego pago é a melhor forma de se conseguir tráfego qualificado, em grande quantidade e em pouco tempo, mas para isso é preciso ter um mínimo conhecimento em como conseguir esse tráfego.

Programas como Facebook Ads e até o Google Adwords podem não ser o ideal para seu negócio, um exemplo disso é o nicho de "Ganhar Dinheiro Online".

Pessoas que trabalham com esse nicho não conseguem fazer anúncios em plataformas como Facebook e raramente conseguem no Google, devido as políticas de anúncios.

Mas não se preocupe, as fontes de tráfego são ILIMITADAS.

Sim, existem diversas opções de sites que promovem anúncios como Hotwords, SpiderAd, etc. Sites desse tipo costumam ser muito mais maleáveis nas regras para anunciantes.

Outra opção é a compra de banners ou artigos em sites maiores, essa opção costuma trazer além de tráfego, uma melhora no Link Building e Page Rank do seu site.

Existe também a possibilidade de se fazer parcerias entre sites de nichos relacionados.

(Veja O Artigo: Como Criar Parcerias Rentáveis Com Sites E Blogs).

Essas parceria normalmente são saudáveis para ambos e tendem a gerar muito mais engajamento e tráfego.


Não Duplique Conteúdo

Copiar conteúdo de outros sites, ou fazer vários sites e duplicar seu conteúdo é uma péssima ideia. O "Panda" está solto e pode destruir seu site.

Conhece o Panda? Não?

O Google Panda é o algorítimo da Google que inibe cópias, até mesmo cópias involuntárias que podem ocorrer dentro do seu próprio site.

Para entender mais, o MetaBlogger Marcos Lemos escreveu sobre o assunto que pode te ajudar nisso.

Mas resumindo bem basicamente, o Google pode ler seu conteúdo duas vezes, uma quando lê o próprio artigo, e outra quando lê as categorias.

Este "erro" de leitura pode afetar até mesmo o Blogger (Blogspot) que é da própria Google.

Pode parecer ironia, mas entenda que quem faz o código do Panda, não é a mesma divisão que faz o código do Blogger.

E como o Google é justo com todos, quem quiser melhorar seu site tem que buscar fazê-lo por sua própria conta, e não esperar que a Google dê a solução.


Otimização Do Site/Blog

Otimizar um site envolve vários aspectos, que vão muito além de keywords e posts gigantes.

Otimizar um site tem muito a ver com torná-lo agradável do ponto de vista estético, intelectual e funcional.

Estar ligado nas dicas que o Google disponibiliza através do Webmaster Tools é fundamental para ter um site livre de problemas de URL, redirecionamentos, etc.

Uma péssima ideia é encher seu site de publicidade, pop-ups ou coisas do tipo. Você pode achar que vai aumentar a conversão dos clique em anúncios mas normalmente o efeito é o inverso, e os buscadores ainda te rebaixam nas pesquisas.

Ter um Template Responsivo no Blogspot ou um Tema Responsivo no Wordpress é praticamente uma lei, os mecanismos de buscas prezam por sites que se adequam às "telinhas".

Ter atualizações constantes é muito importante para melhorar o ranqueamento e o engajamento do público.

E para encerrar, escrever de maneira errada pode não te rebaixar nos mecanismos de pesquisa, mas rebaixam sua autoridade, então, procure revisar sues textos sempre.


Espero que tenha gostado deste artigo e lembre de deixar seu comentário abaixo.




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