Entenda Os Conceitos Básicos Do Marketing Que Podem Te Ajudar A Vender Muito Mais

Existem tantas formas e definições de Marketing que fica difícil entender as diferenças.


Neste artigo pretendo fazer um breve resumo de algumas das principais definições de marketing, como são aplicadas, e como elas podem ajudar no seu negócio ou em sua vida.





Marketing - O Que É Marketing?

Um conceito bem básico e amplo para definir o que é marketing pode ser definido da seguinte maneira:

É o conjunto de técnicas que visam satisfazer os desejos dos cliente, levando até eles a informação de que precisam para tomar decisões.
Esse é um conceito bem básico e que não é auto-explicativo, antes, o marketing como um todo se constitui de complexos sistemas para entregar mensagens de qualidade, afim de levar o seu  cliente a tomar ações.

Este tipo de persuasão não é fácil de se obter, e devido a isto, podemos elencar um conjunto de técnicas diferentes, que podem ser muito bem aceitas por um público e totalmente ignoradas por outro público.


Termos Relacionados A Marketing


Antes de falarmos dos demais conjuntos de técnicas, vamos esclarecer alguns termos básicos, necessários para entender o marketing de uma maneira mais ampla.

Métodos

A principal maneira de se estabelecer um bom marketing é através de métodos, que podem ser aprendidos ou desenvolvidos.

Métodos, são conjuntos de iniciativas e técnicas, que buscam atingir um público-alvo mais precisamente, entregando informações mais relevantes para cada um, e aumentando o engajamento deste público com sua marca ou produto.


Publicidade e Propaganda

Para resumir de maneira bem simples de entender, prefiro definir publicidade da seguinte maneira:

Publicidade nada mais é que tornar algo público, difundir informações de maneira que o público tenha acesso a ela.
Desta maneira podemos fazer uma diferenciação entre publicidade, que é o ato de tornar algo público, de propaganda, que é um conjunto de ações, que mediante pagamentos para veículos de comunicação, visam difundir uma informação.

Propaganda, é uma maneira de tornar sua informação pública, mediante o pagamento de meios de comunicação que levem sua mensagem ao seu público.

Todas essas definição são bem resumidas, somente para entendermos os termos gerais em Marketing.


Merchandising

Basicamente, considero que merchandising seja uma técnica de marketing, capaz de atuar de forma criativa, na segmentação de campanhas, e fazendo a adaptação do produto com relação aos 4 P's (Preço, Produto, Promoção e Praça).

O grande diferencial quando se fala em merchandising, é a entrega dessa informação no tempo exato, no local correto, para as pessoas corretas.


Branding

Podemos considerar o Branding como sendo uma forma de gerenciamento de marcas e suas peculiaridades, como o posicionamento, a definição e o valor dela.

Esse gerenciamento de marcas não é necessário apenas para grandes empresas, você e seu produto por exemplo, já devem pensar em gerenciar essas duas marcas.

Sim, você pode se tornar uma marca, a partir do momento em que é uma autoridade em algum assunto, e a sua postura com relação a seus produtos podem ser definidas através de estratégias de branding.

Um exemplo disso é quando uma pessoa atrela seu nome a marcas, ou quando decide lançar um produto sem atrelar seu nome a ele. Tudo isso se trata de gerenciar uma marca.


Marketing Digital

Muitos acreditam que marketing digital é melhor que o marketing "offline", mas essa diferença, na verdade, não existe.

O que acontece é que muitas pessoas na hora de construir uma marca, vendem a ideia de que o marketing digital é algo totalmente novo, revolucionário, e na verdade não é.

O marketing digital continua sendo apenas marketing, só que agora o veículo que leva essa comunicação até o público é a internet.

Portanto, o marketing continua sendo apenas marketing, mesmo que seja na internet.


Marketing Pessoal

É uma estratégia de marketing para a promoção do nome como uma marca.

Isso pode acontecer de várias maneiras e em vários campos diferentes, como no esporte, na engenharia, no comércio, etc.

Muitas vezes atrelar seu nome a uma marca pode ser mais adequado que atrelar uma marca a seu nome.

Daí estratégias de marketing pessoal permitem a promoção de um nome, como autoridade, e como autoridade este nome consegue influenciar pessoas.


Email Marketing

O email markeitng, da mesma maneira que o Marketing Digital, não deve ser considerado como uma diferenciação de marketing, mas apenas como os conjuntos de técnicas de marketing aplicadas através de mensagens de email.

Dentro do email marketing considero que existem duas diferentes frentes de atuação, que têm como principal diferença a forma de abordagem ao público.


  1. Mailing: O mailing nada mais é que uma lista com vários contatos de email, e através destes emails empresas enviam mensagens com suas ofertas. Simples assim.
  2. Email Marketing Responsivo: Como o próprio nome sugere, a principal diferença neste caso é o relacionamento que se estabelece com a lista. Tratando de maneira mais pessoal e gerando um relacionamento contínuo, e eventualmente com mensagens de venda. Neste caso o aumento do engajamento do público é extremamente maior.


Marketing De Relacionamento

O principal conceito do marketing de relacionamento é transformar o desconhecido em amigo, e o amigo em cliente.

Apesar da definição ser simples, o trabalho do marketing de relacionamento é um dos mais complicados de se estabelecer com êxito.

Isto porque quando se está na posição de produtor, é muito difícil desvincular a visão de obrigatoriedade de promoção de vendas, para se colocar na posição de promotor de relacionamento.

Atualmente o marketing de relacionamento tem se aperfeiçoado principalmente através de estratégias de email marketing responsivo.


(Veja Também: Email Marketing O Segredo Para Ganhar Dinheiro Com Marketing Digital [Teste Grátis])


Apesar de parecer que dar ênfase no relacionamento pode prejudicar as vendas, normalmente o que ocorre é um aumento exponencial das vendas devido ao relacionamento.



Marketing Direto

A ideia principal do marketing direto é apresentar um produto para o cliente e esperar que ele decida agir, de forma positiva ou negativa, sendo que de qualquer maneira você possa medir os índices de aceitação e rejeição.

O marketing direto consiste em simplesmente apresentar uma mensagem para um público determinado e aguardar sua resposta. Simples assim.

É como você fazer anúncios de um produto, e esperar para obter suas métricas de resultados de vendas.

Neste caso não existe relacionamento, emails, nada.


Marketing De Conteúdo

O nome é bem auto-explicativo, a ideia do marketing de conteúdo é gerar um interesse, engajamento, fidelização de público e publicidade orgânica através da criação de conteúdos relevantes.

Interessante ressaltar que não existe uma fórmula para conteúdos relevantes, mas neste artigo falo mais sobre o assunto:

(Veja Também: 5 Dicas Valiosas E Práticas Para Você Criar Conteúdos De Valor)

A ideia do marketing de conteúdo é gerar uma fidelização de púbico dando de maneira gratuita um conteúdo que seja do seu interesse.

Essa geração de conteúdo começa e não para enquanto o projeto estiver ativo.

Como a ideia é sempre ganhar algo, em meio ao conteúdo existem promoções de produtos ou serviços de interesse do anunciante.


Marketing De Dois Passos

Basicamente consiste em ser uma técnica de marketing direto somado ao marketing de conteúdo, onde todas as ações dos clientes são medidas, com a diferença da utilização de email marketing como um passo intermediário para gerar relacionamento, engajamento e conversões.

O marketing de dois passos consiste basicamente na oferta de um conteúdo em troca do contato de email de um potencial cliente, após isso não é feita nenhuma oferta, mas sim, gerado um relacionamento.

Após trabalhar alguns gatilhos mentais durante o relacionamento, daí sim é enviada uma mensagem de venda.

(Veja Também:Os 5 Gatilhos Mentais Que Você Não Pode Ignorar)

Essa técnica costuma aumentar as conversões de vendas nos índices mais altos possíveis e a publicidade gratuita também.


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Tags:
marketing, marketing digital, publicidade, merchandising, marketing pessoal, email marketing, branding, mailing, marketing de relacionamento, marketing direto, marketing de conteúdo, marketing de dois passo, marketing de três passos

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