Como Criar Parcerias Rentáveis Com Sites E Blogs

Sozinho Você Vai Rápido, Mas Juntos, Nós Vamos Longe!


Em todas as áreas da vida e em todos os modelos de negócios, parcerias podem ser altamente vantajosas ou altamente destrutivas, com sites e blogs a tendência é exatamente a mesma.



Empreendedores Digitais costumam ter um defeito muito sério, acham que não precisam de outras pessoas para realizar parcerias, e esse pensamento pode ser o responsável pela "morte" de muitos negócios fantásticos.

Duas Cabeças Pensam Melhor Que Uma

Eu, particularmente não gosto de Ditos Populares, normalmente eles expressam opiniões pobres e generalistas, porém, neste caso é a mais pura realidade.

Quando duas pessoas se unem em prol de um objetivo em comum, as chances são que uma conseguirá ajudar a outra a alcançar esses objetivos de maneira mais rápida.

Normalmente as pessoas têm habilidades únicas que podem ser unidas, e desta maneira, gerarem um valor único para elas.

Aplicando ao mundo do Marketing Digital, ter um site parceiro, que de preferência não seja um concorrente direto, mas um site de conteúdo relacionado ao seu, pode agregar para você, para o dono do outro site, e para a audiência de ambos.

Esse tipo de parceria é denominada Ganha-Ganha-Ganha, ou seja, ninguém precisa perder nada para o outro evoluir.


(Veja Também: Os 5 Gatilhos Mentais Que Você Não Pode Ignorar)

Bastidores VS. Palco

Todos nós temos um "Palco", algo em que somos bons demais, muito acima da média, mas da mesma maneira temos nossos "Bastidores", aquele elemento que deixa muito a desejar.

Sabendo disso, procurar um parceiro que tenha como Ponto Forte exatamente a característica que você tem como Ponto Fraco, é exatamente o que ambos precisam para dar um passo a frente e progredirem.

Buscar algum parceiro com este perfil pode exigir persistência na busca e até que você compartilhe alguns conhecimentos, e da mesma maneira exigirá do parceiro a reciprocidade.

O conhecimento é o maior valor que um site ou blog pode ter, e normalmente um blog transmite os pensamentos do seu autor de maneira muito visível, então tome cuidado com o parceiro que você irá fazer.

Queira ou não, você tem pontos fortes e pontos fracos. Ter um parceiro que possa suprir seus defeitos é a melhor alternativa para crescer como pessoa e como negócio.

Ideia Sólida + Preparação Individual + Coragem 

Antes de buscar um parceiro de negócios pense se você cumpre com os pré-requisitos abaixo:

  1. Tem Uma Boa Ideia: Ter uma boa ideia é um grande passo em direção a construção de parcerias, outras pessoas te olharão como um profissional ou como um completo amador dependendo de qual ideia você apresenta para uma parceria.
  2. Prepare-Se: Estar preparado é palavra chave, no caso de blogs e sites, preparar significa ter um site com bom conteúdo, ter um site bonito e agradável, saber quais são seus concorrentes diretos e quais são os sites que podem agregar valor ao seu.
  3. Coragem: A maioria das pessoas não fazem parcerias por MEDO, o medo paralisa a grande maioria das pessoas e as deixam inertes. Lembre sempre que o "não" você já tem, você precisa buscar o seu "porquê não?".



Transformar Concorrentes Em Parceiros

A grande dica é transformar alguns sites e blogs que você considera como concorrentes em parceiros, esses parceiros não precisam ser explícitos, e nem precisam ser "seus melhores amigos".

Claro que uma relação de amizade, quando possível é bem aceita, porém em alguns casos essa relação de parceria explícita não é possível. Então, o que fazer?

A minha recomendação é que você dê importância para alguns tipos de parceiros:

  1. Aqueles que você pode mencionar em um ou dois artigos do seu site ou blog, sem passar tanta noção de autoridade, etc.
  2. Parceiros com os quais você pode trocar artigos convidados, com links de referência para o site deste parceiro.
  3. Parceiros "integrais" os quais você pode fazer tudo o que foi recomendado acima, e ainda colocar um banner para o site dele, mencionar ele como um "mentor" ou como uma autoridade, ou mesmo como um amigo que te ajuda constantemente. (Veja que neste caso deve ser um parceiro de muita confiança).

Como você pode ver, fazer parceiros e gerar benefícios não são coisas de outro mundo. Caso você ache que algum dos itens é difícil demais para ser feito de uma vez, divida ele em partes para serem feitas e você verá que será muito mais fácil fazer.

Lembre que fazer uma parceria é sempre um "risco" para ambos, mas não deixe este fator te paralisar porque boas parcerias são sempre muito rentáveis e são a diferença entre sucesso e fracasso.

No mundo digital, ter parceiros é essencial para um crescimento constante

Espero que tenha gostado do artigo e lembre de deixar seu comentário.





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