Mídia Kit - Será Que É Bom Pra Você?

Um Mídia Kit pode ser sua principal fonte de renda com publicidade no seu site ou blog.


Neste artigo vou falar sobre a importância do Mídia Kit na hora de conseguir anunciantes para o seu site ou blog.

Para tanto, vou explicar, o que é, qual a função dele, alguns dados que você deve inserir nele, de onde tirar as informações, e quem deve e quem não deve utilizá-lo. Vamos lá?



O Que É Mídia Kit?

O Mídia Kit é um documento que tem como principal função apresentar seu site ou blog para o mercado, expondo ele como um produto, com a finalidade única de vender espaços publicitários para pessoas ou empresas interessadas em anunciar para seu público.

A definição de Mídia Kit começa a ser fundamental a partir do momento em que seu site ou blog passa a ter um potencial comercial.

Esse potencial comercial pode ser percebido através de fatores como número de visitantes, número de visitantes que voltam ao seu blog, fidelidade do público, engajamento, permanência do seu público na página, etc.

Todas essas variáveis devem ser apresentadas em um Mídia Kit, com a finalidade de demonstrar o "produto", que neste caso é seu blog ou seu site, para um comprador, que são os anunciantes.

Fazer um Mídia Kit não é difícil, no começo pode ser um pouco trabalhoso, porém, as informações contidas nele são basicamente.

  1. Informações que você adquire através do Google Analytics.
  2. Informações sobre preços de espaços publicitários que você deve definir.
  3. Informações gerais sobre seu site ou blog, e sobre o porque ele pode ser uma melhor opção de anúncio que os sites e blogs dos seus concorrentes.
  4. Uma carta de vendas.


Qual A Função Do Mídia Kit No Seu Blog Ou Site?

A função principal do Mídia Kit é Vender, só que diferente de um produto ou ebook, o que se está vendendo é uma variável, o tráfego.

Quando alguém busca um site para anunciar ele está pensando em atingir alguns objetivos com este anúncio, cito os principais.

  1. Quantidade de tráfego.
  2. Qualidade do tráfego.
  3. Público com determinadas características físicas e comportamentais.
Um dos objetivos do seu Mídia Kit deve ser deixar bem claro para o anunciante todas estas variáveis.


Como Saber A Quantidade De Tráfego Do Seu Site Ou Blog

Exceto em caso de redes sociais, as informações de tráfego do seu site devem ser conferidas no Google Analytics.

Veja Abaixo alguns exemplos de informações que podem e devem estar incluídas no seu Mídia Kit


Sessões

Esta informação normalmente é requerida no formato Sessões/mês, no caso da imagem abaixo foi retirado número de sessões do dia, mas serve como um exemplo.

Apresentar este gráfico pode ser um dos itens mais importantes para quem pretende anunciar no seu site.

Nele os dados principais de tráfego são exibidos como:

  1. Sessões diárias ou mensais: Quantas vezes seu site foi aberto por usuários.
  2. Usuários: Número de usuários que acessaram seu site no período, neste caso usuários únicos.
  3. Vizualizações de página: Quantidade total das visualizações de página no período selecionado.
  4. Páginas/Sessão: Em média quantas páginas cada usuário vê em seu site.
  5. Duração média da sessão: Quanto tempo de duração cada sessão tem.
  6. Taxa de rejeição: Quantas pessoas desistem de ver o site após ver a primeira página.
  7. Porcentagem de novas sessões: Quantos usuários novos acessaram seu site ou blog.
Os números deste site estão muito ruins devido ele ser um site que está em construção, então você pode perceber que a taxa de rejeição é muito alta, e a duração das sessões é muito rápida.

Caso este site fosse apresentado a um anunciante, provavelmente ele não anunciaria em meu site.


Países


A origem do seu tráfego também é muito importante, cada anunciante tem um público alvo, e saber de qual país vem o tráfego do seu site é uma informação crucial.


Cidades


Inserir as informações sobre as principais cidades que acessam seu blog pode ser um ponto muito favorável na hora de conseguir anunciantes, principalmente em negócios voltados para mercados locais.


Dispositivos




Informações sobre quais dispositivos acessam seu site ou seu blog também são uma boa para incluir em seu Mídia Kit.

Muitos sites com altos índices de acesso por celular são visados para anúncios de jogos e aplicativos mobile.


Idioma


Este dado talvez não tenha tanta relevância, porém alguns anunciantes exigem e é bom já ter estes dados incluídos em seu Mídia Kit.


Navegadores


Quanto mais informações você incluir vai ser melhor, adicionar a informação sobre os principais navegadores de acesso ao seu site é uma boa ideia.

Lembre de adicionar também informações sobre o público como, idade, sexo, e os interesses.

Essas informações são primordiais e não podem faltar em nenhum Mídia Kit.


Aplicação De Mídia Kit Em Redes Sociais

Nos casos das redes sociais, não terá como tirar as métricas do Google Analytics, porém cada rede social tem sua maneira de demonstrar os dados principais para você saber qual é seu público.

No Facebook por exemplo, as Fan Pages disponibilizam no menu "Informações" os dados do público como:

Alcance Das Publicações

É o número de pessoas que apenas viram os seus posts.


Envolvimento

É o número de internautas engajados com seu conteúdo.


Pessoas

São as informações gerais sobre o público que segue sua página.


É importante que o seu Mídia Kit tenha as imagens, como estas que coloquei de exemplo aqui no blog, para que o anunciante realmente veja os dados fornecidos pelas redes sociais e pelo Analytics.

Muitas pessoas na hora de fazer seu Mídia Kit pensam em omitir informações, o que eu não recomendo, pois o ideal é que a relação entre o anunciante e o dono do site ou blog gere benefícios para ambos.

Existem casos onde o dono do site ou do blog manipula dados estatísticos para cobrar mais do anunciante.

Como o anunciante terá pouco retorno neste caso, a tendência é que além dele não fazer mais núncios no seu blog, ele ainda possa jogar sua reputação no lixo e fique muito difícil para você ganhar dinheiro com seu site.


Quais Espaços Podem Ser Vendidos No Site Ou Blog

Praticamente todos os espaços de um site ou de um blog podem ser vendidos, cada um com uma precificação diferente.

Vou ordenar dos espaços mais caros para os mais baratos. (Apenas como exemplo, não necessariamente será assim em todos os blogs.

  1. Anúncio na Sidebar acima da dobra da página e anúncio na Header (Cabeçalho).
  2. Anúncio na sidebar abaixo da dobra da página e primeiro anúncio em posts.
  3. Anúncio no meio ou fim dos artigos e na final da sidebar.
  4. Anúncios no Footer (Rodapé)
Isto serve para os anúncios tipo Banner, sem considerar que os posts podem sim ser vendidos como para que o anunciante faça sua divulgação através dele.

Essa prática é conhecida como Posts Patrocinados.

Os Posts Patrocinados nada mais são que artigos produzidos por terceiros para o seu blog, mas que para colocar este artigo no ar o anunciante produz o texto que deseja e paga a você para publicar em seu site.

Esta prática é muito comum e é a única fonte de publicidade ilimitada, porque os espaços do seu site são muito limitados, mas os artigos não, eles podem ser infinitos.



A Importância Do Mídia Kit Para Gerar Receitas

O Mídia Kit tem se tornado cada vez mais popular entre sites e blogs médios e grandes.

Um dos motivos para isso é porque ao invés de atender a milhares de curiosos querendo saber quanto gastariam para anunciar em seu site, ele já deixa claro fatores como:

  1. Valor para RPM de página de cada tipo de anúncio;
  2. Valor dos posts patrocinados;
  3. Informações estatísticas do seu site;
  4. Informações de público.
Estas informações afunilam a quantidade de pessoas que realmente estão interessadas em anunciar, e até facilita para o interessado conhecer a fundo seu site.



Em Qual Caso Você Deve Ter Um Mídia Kit?

Considere ter um Mídia Kit a partir do momento em que seu site tiver um potencial de alcance e influência considerável.

Alguns indicadores podem ser um alerta que está na hora de monetizar seu  site de maneira profissional, alguns deles são:

  1. Número grande de visitas: mais de 15mil/mês já é um excelente número para se pensar em produzir seu Mídia Kit.
  2. Número de engajamentos com seu conteúdo: Muitos comentários, curtidas e compartilhamentos do seu conteúdo.
  3. Público Ativo: Não adianta ter 1 milhão de visitas de pessoas que não clicam e não se interessam em realizar ações.
  4. Público Fiel: Pessoas que voltam ao seu site com muita frequência. Caso seu público tenha esta característica, pode-se pensar em ter um Mídia Kit a partir de aproximadamente 8mil visitas/mês.



Em Qual Caso É Melhor Não Ter Um Mídia Kit?

Muitas pessoas se precipitam em fazer um Mídia Kit, e acabam produzindo um conteúdo que não interessa para ninguém, que ninguém vai ver.

Caso você se enquadre  nas situações contrárias as do último tópico, cogite focar mais em monetização com Adsense e Programas de Afiliados.

Um site ou blog muito novo, com menos de 6 meses, deve focar em estratégias para aumentar o tráfego e trabalhar o SEO para otimizar ao máximo, além de produzir bastante conteúdo relevante, para apenas após isto fazer seu Mídia Kit.


Mídia Kit Atrai Anunciantes

Para encerrar este artigo, o Mídia Kit pode ser uma arma poderosa para atrair novos anunciantes.

Profissionais de Marketing, Blogs de Nichos semelhantes e afiliados profissionais utilizam com muita frequência este tipo de anúncio em sites e gostam de ter um Mídia Kit à disposição para comparar entre várias opções de locais para anunciar.

Lembre-se de ser muito claro em seu Mídia Kit, nunca omitir informações importantes ou mentir sobre tráfego e público, isto pode ser um tiro no pé.


Espero que tenha gostado deste artigo e lembre de deixar seu comentário logo abaixo.




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