7 Segredos Para O Sucesso No Marketing Digital Com Blogs, Sites, Páginas ou Canais No Youtube

Descubra todos os 7 segredos para ter sucesso no marketing digital que todo mundo deveria saber mas ignora. Veja agora quais são...




O Segredo #1 Do Marketing Digital - Planejamento De Um Projeto


O planejamento de um projeto pode acontecer em dois momentos, o primeiro quando ainda não se fez nada, e o segundo após já ter começado e não estar satisfeito com os resultados obtidos.

Não existe nada de errado em planejar um negócio online depois que ele já foi implementado, aliás, isso dever ser feito sempre que você perceber que não está atingindo os resultados que gostaria.

Este planejamento também deve ser refeito quando uma meta se torna muito fácil, dessa forma você sempre estará buscando crecimento.

Por exemplo, no começo do projeto de um blog você pretende ter 100 visitas mensais, após alguns meses você consegue muito mais que isso, e não existe nada de errado em mudar o projeto para 1.000 ou 10.000 visitas mensais.


O Que Você Quer Fazer?

Como disse no começo, "o sucesso é composto por fatores muito simples", o que muitas pessoas se esquecem é de realmente implementar todos eles. E um desses fatores simples é definir o que realmente você quer fazer.

Isso inclui algumas alternativas como, ter um Blog como sendo seu canal principal, ou ter um Canal no Youtube como o principal, ou ainda uma Página de Fans no Facebook, enfim, definir em qual meio você irá interagir de forma mais ativa.

Qual canal você irá utilizar?
  1. Blog;
  2. Youtube;
  3. Site;
  4. Fan Page No Facebook;
  5. Comunidade No Google Plus;
  6. Twitter;
  7. Pinterest;
  8. Linkedin.

Escolha apenas um canal para ser o seu principal, os demais apenas orbitarão o seu canal principal em apoio a ele.



Para Quem Irá Fazer

Outra coisa muito importante é saber quem pode estar interessado no seu conteúdo, eu já escrevi um artigo falando sobre a Importância De Se Conhecer A Persona, e como a falta de conhecimento dela pode acabar com seu negócio online.

Algumas maneiras bem fáceis de saber quem é seu público é através de dados das redes sociais. O Facebook por exemplo disponibiliza informações do público que curte uma determinada página, essa informação só o dono da página tem, veja abaixo um exemplo:
O exemplo acima tirei da página deste blog no Facebook, repare que alguns dados são elementares pra mim, como:
  1. Meu público é praticamente dividido igualmente entre mulheres e homens (isso é um pouco raro).
  2. Quase 39% do meu público tem entre 25 e 34 anos, ou seja são pessoas adultas, e se considerar de 18 a 44 o percentual passa para 85%.
  3. Pessoas do estado de São Paulo são a maior parte do meu público.
  4. Boa parte do meu público não tem o idioma selecionado como Português (Brasil).

Apenas com estes dados em mãos, já é o suficiente para saber de algumas coisas, por exemplo:
  1. A linguagem a ser utilizada deve ser voltada para um público adulto.
  2. A fala deve ser sempre voltada para homens e mulheres.
  3. Se eu for fazer uma campanha de marketing, focarei no estado de São Paulo, para pessoas de 18 a 44 anos.

Esta é apenas uma análise simples de público, que você deve fazer com os resultados que obtiver na sua página, e que com certeza devem ser bem diferentes da minha, que usei apenas como exemplo.

Lembre de usar dados também do Youtube e do Google Analytics, essas fontes são bem confiáveis e podem ser até melhores que os dados do Facebook em alguns aspectos.


Qual A Finalidade Do Seu Projeto

Bem, definido o que você quer e para quem irá fazer seu conteúdo é hora de pensar em um objetivo mais amplo. Sinceramente, qual é a finalidade do seu projeto?

Muitas pessoas não se fazem essa pergunta, apenas começam a publicar conteúdo como loucas, sem nenhum direcionamento.

Algumas das finalidades mais comuns que encontro por aí são:
  1. Fazer algo gosto e me sinto a vontade falando sobre ele.
  2. Falar sobre um assunto que sou especialista, e mostrar que posso ajudar outras pessoas.
  3. Fazer um projeto para ganhar uma renda extra, qualquer tanto serve.
  4. Fazer um projeto para viver da renda online.
  5. Fazer por fazer, sei lá porque...

Espero que tenha escolhido alguma das quatro primeiras ou a combinação de algumas delas, porque a 5 opção normalmente morre nos primeiros meses. Definido seus motivos, agora é hora de saber mais sobre você mesmo.


Quais Ferramentas E Habilidades Você Tem?

Certo, agora que você já sabe como, para quem e porque está fazendo seu projeto online, é hora de saber o que tem em mãos para agora.

Este primeiro passo não tem nada a ver com dinheiro, mas sim com recursos digitais e intelectuais.

Por exemplo, se você for fazer um canal no Youtube, é esperado que no mínimo você tenha 4 coisas:
  1. Uma câmera;
  2. Um computador (ou acesso a um);
  3. Acesso a internet;
  4. Vontade de gravar vídeos.

Da mesma maneira com Blogs, se espera que no mínimo você tenha habilidade com escrita. Mas e se você não tiver todas as condições ou habilidades necessárias?

Calma. O mundo não acabou, e o jeito é correr atrás da solução.


Quais Ferramentas E Habilidades Você Não Tem?

Caso você tenha identificado alguma ferramenta ou habilidade que não tem sugiro que faça o seuguinte:
  1. Liste o que você não tem e que te impede de colocar seu projeto em prática;
  2. Liste a solução para o problema;
  3. Defina um prazo para solucionar este problema;
  4. Considere uma alternativa para colocar seu plano em prática agora mesmo, mesmo que não saia do jeito que você queria, lembre que o planejamento será refeito sempre.

Quando fizer a lista do que você não tem não dê ênfase no passo 1, mas sim no passo 4.

Uma frase que ouvi do Érico Rocha e faz todo sentido, é a seguinte:
"Feito é melhor que perfeito."

Essa frase tem tudo a ver com a situação de ter alguma coisa te impedindo de ir para frente, muitas pessoas simplesmente param e desistem, mas essa não é a melhor alternativa.

Caso tenha que comprar algo, por exemplo uma câmera para gravar vídeos, ou um computador, ou até instalar uma conexão de internet na sua casa, considere fazer uma lista dessas coisas e começar com produtos baratos.

O segredo desse passo é dar soluções aos problemas, e não parar por causa deles.


O Segredo #2 Do Marketing Digital - Estruturação Do Seu Projeto


Já planejou tudo? Certo... Mas planejamento não serve para nada se você não começar a implementar.

Comece fazendo o mais simples, a estrutura do seu projeto, defina o nome do seu blog ou canal, faça uma vinheta, uma capa, uma apresentação, pense no tema e coisas desse tipo.


Criar Seu Canal De Comunicação Principal

A criação do seu canal principal é o passo número um da implementação, se você vai trabalhar com vídeo, então comece criando seu Canal No Youtube, se vai trabalhar com blog, comece literalmente criando seu blog.

No caso de blog considere ler os seguintes artigos:
7 Dicas Para Você Criar Um Site
Como Criar Um Site - Wordpress ou Blogger
Como Criar Um Site Ou Blog No Blogger (Blogspot)
9 Dicas De Como Ganhar Dinheiro Na Internet Com Blogs

Nessa hora é bom avaliar bem os seus objetivos a longo prazo, já que se você optar pela plataforma Wordpress.org, deverá estar pronto para pagar domínio (anualmente) e hospedagem (mensalmente).

Saiba mais sobre isso nos artigos:
Melhor Hospedagem De Sites - Onde Hospedar Meu Site?
Hospedagem De Sites - Pra Quê Serve? 


Criar Suas Páginas Em Redes Sociais Satélites

Bem, feito tudo isso é hora de escolher quais redes sociais você irá utilizar em apoio ao seu projeto. Sempre é bom trabalhar em uma opção como foco, mas, ter uma segunda e terceira opção como auxiliar, principalmente para gerar tráfego para o seu projeto principal.

Dessa forma, se você escolheu fazer um blog, deverá escolher quais redes sociais irão auxiliar seu blog, neste caso pode ser o Youtube, o Linkedin, o Twitter, o Pinteres, Facebook, etc.

Importante saber em quais delas o seu público tem mais interação, e nessa hora eu não posso te dar uma dica de maneira genérica, apenas algumas dicas simples.
  1. Facebook: É uma excelente rede social para gerar tráfego, no caso do meu blog, o Facebook é responsável por 60% do tráfego, ou seja, manda mais pessoas do que o próprio Google nos resultados de pesquisa.
  2. Twitter: Apesar de enviar uma quantidade de pessoas bem menor que o Facebook, é uma excelente ferramenta, que constantemente gera bons números de visitas.
  3. Pinterest: Só é bom para alguns nichos, principalmente os voltados criações visuais, se você trabalha com fotografias ou arte, o Pinterest pode ser seu maior aliado.
  4. Linkedin: Rede social voltada principalmente para negócios, então não é bom focar nela caso seu nicho não seja relacionado a isso.
  5. Google Plus: Apesar de não ter a força do Facebook, o Google Plus é da Google, e isso por si só já diz tudo. Tráfego orgânico é tudo o que queremos.
  6. Youtube: Além de aparecer muito bem nos resultados de busca do Google, o Youtube é a ferramenta ideal para apoio a Blogs, Sites e Páginas. Gera uma autoridade incrível para o autor e também bastante tráfego.
  7. Blogs: Blogs são uma excelente forma de dar apoio ao seu trabalho principal, mesmo que este seja um Site, ou um Canal no Youtube, porque através de um blog você pode deixar escrito, de maneira que os buscadores possam te encontrar na internet.


O Segredo #3 Do Marketing Digital - Trabalho


Se você chegar ao segredo número 3 é porque já foi mais longe que grande parte das pessoas. O fato é que apesar de estar indo bem até aqui, fazer todo o planejamento e implementar o seu projeto não é o suficiente, agora você tem que trabalhar firmemente nele.



Criar Uma Boa Apresentação

O Layout do seu projeto dirá muito sobre ele, senão tudo. O fato é que eu não gosto de ditos populares, mas este exemplifica bem o que acontece no mundo online:

"A primeira impressão é a que fica."


Portanto invista tempo, muito tempo, pensando em um layout lindo para o seu projeto, e se possível invista dinheiro nisso também.

Se for um canal no Youtube, pense bem na capa do seu canal, na vinheta, no vídeo de apresentação para os não inscritos, e nos primeiros conteúdos que fará.

Se for um site ou blog, pense bem no tema que irá utilizar, quantos e onde irá colocar anúncios e banners, e como irá organizar sua sidebar, cabeçalho e rodapé.

Uma boa maneira de fazer isso, tanto no Youtube como nos Sites e Blogs, é se espelhar nos grandes players do seu nicho. Tudo isso influi para o retorno ou não das pessoas, e isso é o que determinará seu sucesso.


Criar Conteúdo

A Criação de conteúdo é algo muito importante também, a primeira impressão é sim a que fica, mas a falta de conteúdo, ou a produção de conteúdos irrelevantes podem matar seu projeto.

Aconselho que dê uma olhada neste artigo:

E lembre sempre de buscar as opiniões das pessoas, o que elas estão buscando saber sobre o seu nicho. A forma como faço isso é através do Google Instant, que são as sugestões que o Google te dá na hora das pesquisas, por exemplo:


Neste caso, se eu tivesse um blog sobre culinária ficaria fácil saber por onde começar.

Outra dica é utilizar o Planejador De Palavas Chave do Google Adwords, nele você pode obter ideias de palavas chave para o seu conteúdo e dar prioridade para as que estão sendo mais buscadas.

Ao fazer o login no Adwords, clique na aba "Ferramentas" depois em "Planejador de Palavras-chave", após isso você estará numa tela igual o print abaixo:


Logo após colocar suas palavras chave a serem pesquisadas você deverá clicar em "obter ideias" e clicar na aba "ideias de palavras chave", e o resultado aparecerá assim:



Em uma análise bem simples, se meu nicho fosse o de receitas culinárias, sem dúvida eu faria vários artigos ou vídeos explicando sobre "como fazer tapioca", e deixaria isso bem explícito no Título, Descrição e Conteúdo.

Essa é apenas uma dica bem básica de SEO (Otimização Para Os Mecanismos De Busca) que será fundamental você dominar caso queira ter sucesso.


O Segredo #4 Do Marketing Digital - Consistência


O Segredo #3 e este são incrivelmente simples, mas são os menos implementados. O desânimo costuma bater logo nos primeiros meses de um projeto digital, e por esse motivo, a produção de conteúdo e a consistência do trabalho despencam, isso quando não zeram.



Nesse aspecto, é muito importante ter algumas coisas bem definidas para você e para o seu público.

Definir A Frequência

O seu projeto tem que se adequar a sua realidade, por exemplo, se você pretende criar um blog ou um canal no Youtube tem que saber que a criação de conteúdo deles começa um dia e nunca mais pode parar se você quiser mantê-lo vivo.

E ter uma frequência bem definida é um passo fundamental, você tem que definir sua frequência considerando dois aspectos:
  1. Se você produz seu próprio conteúdo, quanto tempo tem para fazê-lo sem comprometer suas outras atividades.
  2. Se você irá pagar para outros produzirem conteúdo, quanto terá disponível para pagar e não falhar na produção.


Fazer Uma Agenda

Agora que você sabe o que tem, e o que pode fazer é hora de estipular os prazos. Um exemplo bem claro disso são os maiores canais do Youtube, que deixam bem claro logo na sua capa o dia e a hora que irão postar novos vídeos.

Isso gera expectativa no público, e a última coisa que você irá querer fazer é decepcionar essas pessoas. Então mãos à obra! Faça sua agenda realista de postagens, não se deixe levar pela empolgação do início do projeto e seja realista.


Cumprir Os Prazos

Como disse, não deixe seu público esperando por um conteúdo que você não irá entregar. Isso pode te arruinar. Não gere uma expectativa que você irá "sofrer" para cumprir, e minha dica nessa hora é a seguinte:

Se você pode produzir 10 artigos por mês, prometa apenas 5.

Sim, sempre prometa apenas a metade do que realmente você pode produzir, e nunca se esqueça de ter conteúdo de reserva para você ter liberdade em feriados, fins de semana e férias.


Divulgar Sua Frequência

Deixar bem claro para o seu público que você é uma pessoas constante e comprometida é uma excelente maneira de demonstrar que se preocupa com elas.

Este fator gera um aumento no número de pessoas que te seguem, e faz elas perceberem que você realmente está tratando seu projeto como algo profissional, e não apenas um passa tempo.


O Segredo #5 Do Marketing Digital - Tráfego


Aqui estamos nós, falando sobre o "calcanhar de Aquiles" dos projetos online. Se você está começando no Marketing Digital talvez não saiba, mas tráfego na internet tem tudo a ver o com tráfego do mundo offline.
Tráfego pode ser resumido como a quantidade de pessoas que se direcionam ao seu site, blog, página ou canal. E acredite, você precisa dele, e muito. Existe basicamente duas formas de se gerar tráfego, a primeira são as formas orgânicas (quando não se paga) e a outra são as formas pagas.


Gerar Tráfego Através Das Suas Redes Sociais

Um dos motivos para eu ter recomendado que tenha redes sociais auxiliando seu projeto principal são dois, autoridade e principalmente Tráfego. O tráfego nas redes sociais pode ser orgânico ou pago, através de anúncios, mas vou dar ênfase ao tráfego orgânico por enquanto.

Quando você tem um projeto em um blog, ou canal no Youtube, gerar tráfego divulgando seu conteúdo em redes sociais como Facebook, Twitter e Google Plus é muito efetivo e trás bons números de visitantes se feito corretamente.

Importante ressaltar que você nunca, Nunca, NUNCA deve fazer Spam. Fazer Spam com certeza é a pior maneira de se conseguir tráfego

A melhor maneira de divulgar seu conteúdo é entrar em contato com administradores de páginas que são relacionadas ao seu nicho e apresentar seu conteúdo ao administrador, e pedir para ele postar no grupo ou na página.

Isso só não se aplica para as páginas que deliberadamente aceitam a postagem de conteúdo para divulgação.

Outra coisa importante, é não sair enviando mensagens em massa tentando promover seu Site, Blog, Canal, etc. O ideal nessa hora é fazer o possível para ser visto sem atrapalhar a experiência de uso das demais pessoas.

Não seja "o chato".


Gerar Tráfego Com Comentários Em Outros Canais E Blogs

Pela minha pouca experiência, eu já pude comprovar que uma excelente maneira de gerar tráfego para o seu Blog ou Canal é postando comentários em Blogs ou Canais similares ao seu.

Se você tem um site ou blog, visite blogs do seu nicho e faça comentários, mas fique atento ao seguinte:
  1. Leia os artigos onde for comentar;
  2. Não coloque links para o seu site, exceto em formulários de comentário que pedem que você insira seu URL de site;
  3. Não faça vários comentários desnecessários;
  4. Tente acrescentar algo ao conteúdo que você leu;
  5. Dê sugestões que você acredite que vai melhorar o site do seu parceiro de nicho, e se você acredita ainda que ele é seu concorrente sugiro que leia o próximo segredo.

Caso tenha um canal no Youtube, a regra só muda com relação a uma coisa, ao invés de ler os artigos, você irá ver os vídeos, irá comentar sobre ele, e daí sim, caso tenha algum conteúdo relacionado colocar o link do seu vídeo para o conteúdo.

Mas atenção no Youtube, não faça isso em canais pequenos, faça nos grandes canais já consolidados, onde seu comentário não irá "atrapalhar" o dono do canal.


A Compra De Tráfego

Em todas as redes sociais existem opção para anunciantes, e você pode fazer parte disso com uma boa estratégia inteligente.

Recomendo que se for fazer isso, comece fazendo um bom conteúdo, e promova este ótimo conteúdo para o seu público, como uma maneira de demonstrar seu ótimo trabalho.

O erro nessa hora é tentar promover quando ainda se está muito no início de um projeto.

Também existe a possibilidade de comprar tráfego de infinitas fontes, como sites e blogs de nicho, mas este é um assunto que merece um pouco de atenção da sua parte e bastante pesquisa sobre como fazer isso.

Considere promover seu projeto com anúncios pagos a partir do momento que ele já tiver gerando algum dinheiro para você, e dessa forma você possa aplicar a técnica da bola de neve.

Segundo Warren Buffet, a melhor maneira de se investir, é pegar todo o valor do lucro de um projeto e reinvestir nele mesmo.

A ideia é bem simples, se está dando lucro é porque é bom, e com investimento nele ficará ainda melhor. A compra de tráfego é de longe a melhor maneira de gera muitas visitas ao seu projeto.


SEO

Tem muita gente louca por aí por causa dessas 3 letras. E não é pra menos, o que todos querem é tráfego orgânico, e ter tráfego orgânico em abundância não é tarefa fácil.

O SEO, como já foi dito, é a otimização feita para que os mecanismos de busca possam encontrar seu site, blog ou canal do Youtube.

Não existe uma regra única para fazer esta otimização, e você terá de estudar constantemente sobre isso se quiser estar bem posicionado na internet. Nessas horas vale ter um consulto sobre marketing digital. Veja o artigo sobre isso:

7 Motivos Para Contratar Um Consultor de Marketing Digital 

Claro que essa regra vale para grande projetos, onde ele já se sustente e gere uma boa renda. Caso não possa ter um consultor, não tem problema, você mesmo poderá otimizar seu projeto, mas terá que pesquisar muito, porque neste quesito cada caso é um caso.

Vale dar uma olhada nesse artigo:
Dicas De SEO - Porque O Seu Site Ou Blog Não Recebe Visitas?


A Lista De Emails

O segredo está na lista de emails, e o dinheiro também. A lista de emails é a melhor ferramenta que seu projeto pode ter para gerar tráfego recorrente e crescente.

Ela é de longe a melhor forma de gerar engajamento e interação com o seu público. Mas muito cuidado ao utilizar esta ferramenta, algumas dicas são essenciais.
  1. Ter uma boa ferramenta como o Getresponse (link afiliado);
  2. Não fazer Spam;
  3. Não mandar muitos emails;
  4. Ter consistência no relacionamento com as pessoas da sua lista;
  5. Dar mais atenção para as pessoas da sua lista;
  6. Somente usar sua lista para promover seu site e produtos que realmente confie.

Para entender mais sobre como utilizar a lista de emails para ganhar dinheiro leia o artigo:
E-mail Marketing O Segredo Para Ganhar Dinheiro Com Marketing Digital [Teste Gratis]


O Segredo #6 Do Marketing Digital - Parcerias


Aqui está um grande segredo ignorado por muitas pessoas. As parcerias diferem negócios online de médio porte de negócios gigantescos. O princípio de fazer parcerias se baseia em algumas ideias, as principais são:
  1. Você nunca será bom em todas as áreas, se alie com alguém bom em algo que você não é;
  2. Por mais que você seja bom, sempre haverá alguém melhor que você;
  3. Dois empreendedores juntos empreendem muito melhor que dois empreendedores separados;
  4. Não existem rivais absolutos, somente rivais imaginários.

Pode parecer que essas ideias são um absurdo olhando de uma perspectiva habitual, mas peço que reflita um pouco sobre elas e pense quantas pessoas fazem exatamente o que você faz melhor que você mesmo.

Pense como seria bom trabalhar com elas, pode ensinar algo que você é bom e que elas não sabem, e como seria bom aprender com elas.

E por fim, imagine como seria se vocês criassem um projeto conjuntamente, tenho certeza que a resposta será positiva.


O Benefício De Fazer Parcerias

O principal benefício em fazer parcerias, é que você sempre terá algo em que é realmente bom, e várias coisas em que você é realmente ruim ou medíocre. Não existe nada de errado em ter pontos fracos, o errado é não aceitar isso e pensar que você sozinho poderá conduzir um grande projeto ao sucesso.

O marketing digital é constituído de multidisciplinaridades, e duvido que exista alguém capaz de ser excelente em todas. O bom, é que sempre haverá alguém bom nos quesitos que você é ruim, e encontrar essa parceria não é fácil, mas pense nisso com carinho.


Não Existem Concorrentes

Tudo bem, o título é exagerado, mas o fato é que 99% das pessoas que você considera concorrentes não são realmente seus concorrentes. Acredito que a grande diferença entre uma pessoa que é seu concorrente de uma pessoa que não é seu concorrente seja a seguinte:

Um concorrente somente será seu concorrente quando atuar exatamente no mesmo nicho que o seu, fizer exatamente as mesmas coisas que você, e tiver exatamente os mesmos pontos fortes e pontos fracos que você, ou seja, praticamente ninguém.


Dica Para Fazer Parcerias

Para entender um pouco mais como você pode começar a fazer parcerias em seu projeto, leia o artigo Como Criar Parcerias Rentáveis Com Sites E Blogs e veja que isso pode ser bem mais simples do que pensa.


O Segredo #7 Do Marketing Digital - Atenção Aos Seguidores


Esse segredo é simples e fácil não é mesmo? Não, este provavelmente seja o mais complicado. Entender e acompanhar as tendências do seu público exige uma atenção constante, e isso é muito difícil de fazer.

Hoje com os "Haters", filtrar o que é uma opinião de um usuário atento aos problemas do seu projeto e o que é um comentário maldoso é bem complicado e exige muita atenção sua.


Cuide Do Seu Público

Cuidar do seu público tem tudo a ver com saber entender os problemas dele, ouvir os comentários que as pessoas fazem sobre você e o seu projeto, e saber o que você precisa mudar.

Na teoria é muito simples, mas na prática, ter um feedback do público e implementar mudanças satisfatórias raramente é algo com que as pessoas se preocupam. Fique atento ao seu projeto e as possíveis falhas que ele possa ter, só assim você conseguirá minimizar os erros.


Responda Comentários

Responder os comentários é uma excelente forma de interagir com o seu público, fazer respostas e agradecer ao comentário que foi feito além de ser uma regra básica de educação, é uma regra básica para gerar engajamento.

Fique sempre atento aos comentários, principalmente de pessoas que demonstram conhecer você e seu projeto online. Esse feedback é o que manterá seu projeto na direção correta, e futuramente deve ser utilizado para fazer um replanejamento das suas metas e estratégias.


Peça Para Curtir, Compartilhar e Comentar

Uma coisa muito importante, sempre peça gentilmente para que seu público curta, compartilhe ou se cadastre em sua lista de emails, isso é o que ligará você a eles de maneira especial.


Então...

Espero que você tenha gostado dessas 4200 palavras, rsrs, se você chegou até aqui é porque realmente está determinado a obter sucesso no seu projeto.

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Te desejo Sucesso!




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