6 Fatos Para Saber Se Os Resultados Do Seu Blog São Bons Ou Ruins [Especial Tira Dúvidas]

Você cria seu blog, posta um conteúdo bacana nele, trabalha no layout pra ficar lindão e depois de X meses está recebendo Y número de visitas. Aí vem a pergunta, qual o número ideal para X e para Y?


Fazer e cuidar de um blog é uma arte, gosto muito de comparar os blogueiros com artistas plásticos.

Pode ser que você trabalhe a vida toda fazendo obras primas e ninguém te reconheça como um fenômeno, mas pode ser que no seu primeiro quadro tenha um reconhecimento enorme.



É um pouco complicado compararmos blogs diferentes, de nichos diferentes, e fazermos uma média exata de proporção do tipo em 6 meses deve ter 100 mil visitas e ganhar 500 reais por mês.

Isso é extremamente relativo, principalmente quando diz respeito ao público.


(Veja Também: Como Criar Parcerias Rentáveis Com Sites E Blogs)


O Público Não Permite Comparações Entre Blogs


O público é algo determinante nas métricas de um blog, por exemplo, o público de informática pode ser do tipo que visita apenas quando tem dúvidas, enquanto um público de culinária costuma visitar um mesmo blog todos os dias.

Não que a frase acima seja verdadeira, mas o que ocorre é exatamente isto com relação ao público, exitem públicos que visitam pouco e clicam pouco, outros visitam pouco mas clicam muito, outros visitam muito e clicam pouco e raros visitam muito e clicam muito.

Enfim, existem público que interagem muito enquanto outros nem tanto...


Como O Público Pode Afetar Os Resultados Do Meu Blog?


Você pode se perguntar. "E o que isto tem a ver com o número de visitas que meu site recebe?"

A resposta para sua pergunta é: Tudo!

Muitas vezes um blog excelente, feito para um público pequeno e que não interage sofre com poucas visitas, enquanto um feito para um público que tem alto índice de engajamento em pouco tempo estão "bombando".


Falando Sobre Os Nichos


Nichos como o de diversão, comédia, moda e maquiagem tendem a ter um público altamente engajado e responsivo.

Enquanto nichos como marketing digital e desenvolvimento pessoal tem um público um pouco menos responsivo e engajado. (Não me pergunte como sei disso, rsrs)

Eu mesmo sou dono de alguns blogs e páginas no Facebook, sei disso por experiência própria.

Não que não dê pra ganhar dinheiro e visitas com blogs de marketing digital e desenvolvimento pessoal, senão não faria este, mas eles tendem a demorar muito mais a dar resultados tanto no quesito número de visitantes quanto no quesito lucro.


(Veja Também: Dicas De SEO - Porque O Seu Site Ou Blog Não Recebe Visitas?)


Alguns Números + ou - Reais (rs)

Já que não tem como medir o sucesso de um blog, vou falar de alguns números bem genéricos.

Alguns fatos que não temos como fugir são os seguintes:


  1. Um blog pode começar com pouquíssimas visitas, menos de 100 por mês, isso é completamente normal, faça divulgação dele para melhorar estes números.
  2. Pode demorar cerca de 6 meses para um blog começar a ter autoridade e visitas orgânicas em torno de 1000 mensais, isso com uma boa constância na postagem com bom conteúdo e fazendo sempre divulgação.
  3. Com uma boa constância de postagens, em torno de 2 por semana, seu blog pode demorar um ano ou mais para ter mais de 10 mil visitantes mensais.
  4. É muito comum blogs não passarem dos seus 6 meses com atualizações constantes, as pessoas costumam desanimar logo.
  5. É muito raro um blog suportar mais de 4 anos em atividade constante, isso se deve a vários fatores como erros desde a concepção do blog, falta de divulgação e conteúdo de baixa qualidade são os principais.
  6. Quando o assunto é viver dos rendimentos do blog, o fato é que muito menos de 1% dos blogueiros conseguem este feito, isso porque o desânimo costuma bater logo nos primeiros meses, e as postagens se tornam cada vez menos frequentes, sem contar nos casos de blogs que já nascem condenado à morte por não ter público interessado nele.
Todos estes dados são um resumo de vários artigos que li em blogs de confiança que sigo e não devem ser tomados como absolutos, como falei no começo, existem sim casos de sucesso, assim como existem ganhadores na loteria.

Lembre que blogs que em 4 meses já estão com muitas visitas e rendendo um bom dinheiro são menos de 1 em 1 milhão.

Espero que tenha gostado deste artigo e que compartilhe sua experiência comigo nos comentários, dizendo se seu blog está acima, abaixo ou nas médias acima.



Artigos Sugeridos:



Clique Para Baixa O Ebook Gratuito: "3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online"






Postagens mais visitadas deste blog

Dicas Fáceis Para Seu Lançamento De Produto Online Bombar [BÔNUS]

Franquias De Sucesso, Porque Você Precisa Escolher Uma Para Empreendender Em 2016

10 Motivos Para Você Começar A Trabalhar Com Coaching