Como Ganhar Dinheiro Na Internet Com Google Adsense

Este é o terceiro artigo de uma série de nove sobre o tema Como Ganhar Dinheiro Na Internet. E falando em ganhar dinheiro não podemos de maneira nenhuma deixar de lado o Google Adsense, que é um dos grandes, senão a maior, ferramenta para monetização de sites e blogs que existe.



O Google Adsense não se resume apenas em banners para sites, mas também existem formas de monetização de vídeos no Youtube e também através da barra de pesquisa no seu site, mas sobre cada assunto específico farei um artigo separadamente.

A intenção deste artigo é apenas mostrar que existem alternativas dentro do programa do Adsense que muitas vezes não são consideradas.

Vamos ao que interessa agora!

Como Começar No Programa Google Adsense?

Para começar é muito simples, basta ter uma conta da Google (gmail, blogger, etc), acessar o site e fazer o login (Clique Aqui Para Acessar), caso não tenha conta Google terá que criar uma antes de acessar.

Após acessar eles pedirão para cadastrar seu site, que deverá ser analisado pela equipe da Google, e neste momento é interessante estar com seu site no mínimo com:

  1. Alguns textos publicados (Em média 20 textos de no mínimo 500 palavras costumam ser aprovados).
  2. Não conter conteúdo pornográfico, ou que incite o ódio, racismo, bullying, etc.
  3. Não ter palavas-chave repetidas sem nexo (Além de robôs, funcionários da Google podem avaliar seu site).
  4. Não ter pop-ups.
Essas são só algumas dicas mínimas, para se pensar em mandar um site para avaliação no Adsense, cumprir com os requisitos acima não significam certeza de aprovação, e não existe uma maneira de garantir que um site será aprovado.

Após o pedido, a resposta não costuma demorar, no meu caso não demorou 48hs para ter a primeira negativa, rs.

Segundo eles não tinha conteúdo suficiente em meu site para que pudesse ser aprovado, mas após publicar mais de 20 artigos consegui finalmente.


Inserindo Os Banners

Após ter a conta aprovada, é hora de pensar onde inserir os banners, e nesse momento recomendo que utilize uma ferramenta e uma estratégia para saber qual o melhor lugar para colocação de cada um.

A ferramenta a ser utilizada será o Google Analytics, que também é gratuita. E a estratégia é simples, mas não é fácil e dependerá de algum tempo.

Você terá de fazer alguns artigos e páginas com posicionamentos dos banners diferenciados, inclusive variando o tamanho de cada banner, e após alguns meses analisar qual deles teve o melhor desempenho, para daí sim estipular a forma correta de colocar os banners em seu site.

Não é possível participar do programa Google Adsense apenas com perfis e páginas em redes sociais, nesta modalidade apenas quem possui site ou blog pode participar.

A única exceção são os vídeos monetizados, que são colocados no Youtube.

Comece olhando outros grandes sites e blogs, recomendo que olhe ao menos 5 que usem Adsense, e tente reparar os locais onde são colocados os blocos de anúncios.

Feito isso, tente replicar em seu site, normalmente os locais mais indicados são:
  1. Topo da Sidebar.
  2. Início do texto.
  3. Fim do texto.

Gerando Receitas Com Vídeos

Uma ótima maneira de ganhar dinheiro com blogs é através da monetização de vídeos do Youtube, e a melhor maneira para se fazer isso é seguindo os passos abaixo:

  1. Faça um vídeo para cada artigo do seu blog, mesmo que sua intenção não seja ter um Vlog ou um canal do Youtube.
  2. Deixe seus vídeos no início ou no final de cada artigo.
  3. Lembre-se de ativar a monetização dos vídeos no Youtube através do Adsense.
  4. Dê ênfase na divulgação através das mídias sociais.

Gerando Receitas Com Pesquisas

Esta é uma parte simples, porém que gera grandes resultados quando se trata de Adsense.

Boa parte dos usuários que acessarem seu site vão buscar seu conteúdo através da barra de pesquisas, e é neste local onde você deverá ter instalado a barra de pesquisas do Adsense.

Esta barra de pesquisa, quando utilizada, mostra os resultados do seu site e juntamente com os resultados exibe alguns anúncios, assim como quando você faz uma pesquisa pela Google.

O detalhe é que toda vez que alguém clica em um anúncio o valor da comissão é creditado em sua conta.

Então os passos a seguir são simples.
  1. Ter uma conta no Adsense
  2. Colocar o código da barra de pesquisas no lugar da atual do seu site.

Vantagens do Google Adsense

Uma das grandes vantagens do programa da Google é a confiança e a responsabilidade que a empresa demonstra tanto para quem paga pelo anúncio quanto para quem recebe por ele.

A Google oferece, ao meu ver, o programa de afiliados mais transparente de todos, e tenta ser o mais justa possível, até mesmo com os usuários. E devido a estes fatores tem a reputação que tem, de ser uma empresa com reputação irretocável.

Abaixo cito algumas vantagens do Adsense:

  1. Confiabilidade.
  2. Transparência.
  3. Ganhos por clique e por visualizações.
  4. Diferentes formas de monetização.



Desvantagens do Google Adsense
O Adsense tem uma desvantagem que considero irrelevante para quem pretende fazer do negócio online realmente um negócio, que é a baixa rentabilidade no início.

É verdade que a arrecadação irá depender das visitas e do quanto seu conteúdo é relevante e otimizado para SEO, mas acho que o que mas faz as pessoas desanimarem do Adsense logo no início é não ver uma fatura de mil dólares logo no primeiro mês.

Então mantenha a calma nos primeiros meses e continue sempre em frente com seu projeto digital.

Cito algumas desvantagens do Adsense aqui:

  1. Baixo valor principalmente no RPM (Pagamento por mil impressões).
  2. Resultados mais aparentes a longo prazo.
  3. Precisa de muito tráfego para gerar boas receitas.


Quanto Vou Ganhar com Google Adsense?
Essa é uma pergunta clássica, e a resposta também é clássica... - Depende!

O Adsense paga por RPM e por Cliques nos anúncios, mas ambos os valores não são extraordinários individualmente, o que te obriga a ter grande volume de tráfego para o seu site, pra que compense utilizar esta maneira de monetização.

Já vi pessoas dizerem que Adsense não dá dinheiro, e já vi outras dizerem que não querem mais nada além de Adsense, porque ganham muita grana com ele. Então, na verdade a diferença não está na forma de monetização, mas sim na maneira como quem está monetizando irá administrar toda a estrutura do site para ganhar dinheiro com ele.

Espero que tenha gostado deste artigo, e deixe sua dúvida ou comentário aqui logo abaixo.


Artigos Desta Série:

  1. Como Ganhar Dinheiro Na Internet
  2. Como Ganhar Dinheiro Na Internet Com Marketing de Afiliados
  3. Como Ganhar Dinheiro Na Internet Com Adsense (este artigo)




Postagens mais visitadas deste blog

Dicas Fáceis Para Seu Lançamento De Produto Online Bombar [BÔNUS]

Franquias De Sucesso, Porque Você Precisa Escolher Uma Para Empreendender Em 2016

10 Motivos Para Você Começar A Trabalhar Com Coaching