O Que É Host/Hosting

Algumas dúvidas rondam nossa cabeça quando ouvimos ou vemos algumas palavras, e algumas palavras que em mim causaram muitas dúvidas no início era a tal da "Host" e do "Hosting".

Será que duas palavras tão parecidas não seriam coisas bem parecidas também? Tive uma grande surpresa ao pesquisar um pouco mais sobre o assunto e deixo abaixo a minha experiência...



Eu via essas palavras em muitos lugares, como empresas e sites, mas não fazia ideia do que poderiam representar, foi aí que decidi me aprofundar um pouco mais e explicar pra você da maneira mais simples o que elas são. Vamos lá?




  • O Host


A princípio eu achava que host era o nome em inglês para os Domínios da internet, isso por causa do nome de uma empresa que presta esses serviços, depois fui percebendo que não era bem assim.

Host, na sua definição exata, é qualquer máquina ou computador conectado à rede, que tenha um endereço IP definido, onde o endereço IP é apenas a identificação numérica única deste Host.

Então, o host, na verdade é algo físico, que pode ser representado na rede por seu número IP, mas o Host propriamente não está atrelado a nenhum serviço específico.

(Veja Também: Hospedagem De Sites - Pra Quê Serve?)


  • O Hosting


A maior confusão que eu fiz foi com relação ao serviço de Hosting, este sim é um serviço prestado, e não apenas uma máquina ou computador.

Este serviço de Hosting, nada mais é que os serviços de hospedagem de sites.

A hospedagem de site (Hosting) é um serviço prestado por empresas especializadas no assunto, que normalmente possuem "super computadores" com capacidades enormes de armazenamento e tráfego de dados.

Ao procurar sobre os serviços de Hosting encontrei muitos gratuitos e pagos, e foi testando esses serviços que percebi que não poderia contar com os serviços gratuitos por vários motivos.

  1.  Suporte falho/inexistente.
  2.  Servidores instáveis.
  3.  Falhas graves na segurança dos dados.
  4.  Não dá pra reclamar, é grátis...


Quando percebi que o jeito era pagar por um serviço tive mais uma dor de cabeça. Saber qual serviço de Hosting (hospedagem) atenderia minhas necessidades sem pesar no orçamento, e foi aí que começou a saga.

As necessidades eram as seguintes:
1- Empresa que tenha um suporte eficiente.
2- Servidores estáveis, que não caiam.
3- Segurança dos dados armazenados.
4- Hospedar vários domínios juntos.
5- Ter um preço justo.

Depois de passar por 3 serviços de hospedagem de site pagos onde não tive minhas expectativas atendidas, principalmente nos quesitos Preço e Hospedar Vários Domínios, finalmente encontrei os serviços da Hostgator.

Somente esta empresa cumpriu com os requisitos que eu precisava com um dos menores valores do mercado. E ainda me surpreendeu com algumas coisas a mais.

Na Hostgator contratei o plano "M" que me custou menos de R$20,00/mês na época, e pude hospedar meus sites lá, e até hoje nunca tive nenhum problema com eles. Por isso os recomendo a todos.

Espero ter tirado suas dúvidas sobre Host/Hosting, mas não esqueça de escrever nos comentários suas experiências com este ou com os outros serviços de hospedagem Gratuitos e Pagos.




Artigos Sugeridos:
Hospedagem De Sites - Pra Quê Serve?
Cursos Para Principiantes No Marketing Digital
7 Dicas De Como Criar Um Site



Tags:
host
hospedagem
hospedagem de site
hospedagem de sites

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas Fáceis Para Seu Lançamento De Produto Online Bombar [BÔNUS]

Franquias De Sucesso, Porque Você Precisa Escolher Uma Para Empreendender Em 2016

10 Motivos Para Você Começar A Trabalhar Com Coaching