5 Dicas Valiosas E Práticas Para Você Produzir Conteúdos De Valor


O conteúdo é determinante para o seu site ou blog continuar vivo.


O conteúdo de um site é como o sangue que corre em nossas veias, precisa ser bom para transportar exatamente aquilo que precisamos. Nem mais, nem menos. Seu conteúdo é assim?

Como Fazer Um Artigo -  Marketing Digital

Um Bom Conteúdo Começa No Título

Quando alguém está selecionando o que vai ver na internet, quando está buscando um conteúdo para resolver um determinado problema, e se depara com dezenas, milhares, de diferentes opções para escolher. O que você acha que a fará escolher o seu site? Porque essa pessoa deveria escolher o seu site?

Pensando nisso faça um título matador, algo que seja convincente e que realmente cumpra o que promete, porque certamente este sará um dos grandes diferenciais entre os sites.

Seja Claro, Coeso e Conciso. 
Deixe claro que seu conteúdo é único e pode facilmente ajudar seu público.

Fazer um título sobre algo que as pessoas já buscam é muito simples, e é a melhor coisa a se fazer, não precisa inventar um assunto para tratar, já existem problemas demais para serem resolvidos e você só precisa escolher qual deles quer ajudar a resolver.

A melhor maneira de saber se o seu título é buscado pelas pessoas é utilizando o planejador de palavras chave do Google Adwords. Ele te mostrará dados como a quantidade mensal de buscas por seu tema, a concorrência, etc.

Claro que quanto maior a quantidade de buscas maior será sua chance de ser encontrado, porém, também são maiores as chances de a concorrência ser alta neste segmento.

Muitas pessoas acreditam que já sabem como escrever um artigo, e não se dão conta de quantos itens simples são essenciais, principalmente quando falamos em artigos para blogs, que precisam ser ranqueados e ter um ótimo SEO.

Faça Seu Dever de Casa

Ebook Gratuito: 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online
Ter em mente que oferecer conteúdo de valor, que realmente agregue algo de bom na vida das
pessoas que estão investindo seu tempo para apreciar este conteúdo não é um favor que você está fazendo, e sim sua obrigação.

A maioria das pessoas estão buscando uma maneira de resolver seus problemas de forma rápida e simples, então, pense como você pode solucionar o problema que elas têm, pense em uma maneira fácil de dizer isso, uma maneira que todos possam entender.

Aprenda a cobrar de você mesmo resultados melhores, e entregar sempre um conteúdo com mais qualidade. Consultar o Google Analytics é uma tarefa primordial para conhecer sua audiência.

Desenvolver uma linha de raciocínio retilínea ajuda seu público a entender melhor a mensagem que você está tentando passar, então procure organizar seu conteúdo com início, meio e fim bem claros e tópicos bem definidos desdo o princípio até o final do texto.


(Veja Também: Como Ganhar Dinheiro Na Internet Com Blogs De Nicho)


Obedeça a Ordem Do Texto e Não Abuse De Publicidade

Umas das coisas que você nunca pode deixar de lado é o sentido que o seu texto tem, obedecer uma linha de raciocínio e fazer um texto com início meio e fim é uma regra que tem que ser respeitada a qualquer custo.

Outro grande erro é ter mais anúncios que textos, isso é muito comum nos blogs, que acreditam que enchendo seus textos de anúncios a sua renda será maior, e normalmente, esta relação é inversamente proporcional.

Os locais para anúncios devem ser respeitados, e mesmo os artigos sendo uma fonte inesgotável de publicidade, estes também devem ser usados com muita sabedoria.

Muitas pessoas na hora de criar um blog se precipitam e acabam condenando a reputação do seu trabalho na internet.

Quebras de Texto

As quebras de textos são muito importantes para facilitar a leitura. Sem essas quebras o texto se torna muito confuso e difícil de ler.

Provavelmente um leitor não suporta ler mais que 5 parágrafos sem que haja uma quebra de texto, é extremamente difícil entender o texto após alguns minutos lendo ele sem parar.

Estas quebras podem ser feitas com Subtítulos, Imagens, listas numeradas ou bullet points.

Espaçamentos

Os espaçamentos estre as linhas são igualmente importantes, quando se tem linhas muito próximas, fica difícil manter uma leitura constante, e o leitor se perde facilmente quando passa de uma linha para outra.

Tamanho Da Fonte

O tamanho da fonte deve ser adequado para que a leitura não se torne cansativa, ninguém gosta de ler textos com letras miúdas.

Talvez por este motivo os contratos não são tão agradáveis de ler. rs

Contraste Do Fundo Com A Fonte

Um erro muito comum é colocar a cor do fundo semelhante a cor da letra, outro erro comum é ter o fundo de um site ou blog muito colorido.

Ambos casos ternam a leitura difícil, cansativa e até insuportável.

Procure ter um site com modelo "Clean" de preferência com fundo claro e letras escuras.

A Internet Já Está Cheia De Lixo - Faça A Diferença!

Enquanto eu buscava por um artigo com a seguinte frase "Como Ganhar Dinheiro Com Marketing Digital" fiquei horrorizado com a quantidade de lixo que encontrei.

O primeiro artigo, e mais absurdo, em um site que fala sobre como ganhar dinheiro online, era impossível seguir lendo tantas ofensas à gramática.

Era visível que o autor não fazia ideia de como fazer um artigo de qualidade.

Sem contar que o conteúdo era de extrema irrelevância, e ainda, como se isso não fosse o bastante, no final do artigo é oferecido um curso de "como ter sucesso com marketing digital" (Que ironia).

Este não é o tipo de conteúdo que considero o ideal que você tenha em seu site, e por isso sempre reforço a recomendação que você saiba muito bem o que está falando, que conheça com profundidade o assunto.

Minha dica, simples e curta para que você não participe deste jogo sujo de lixeiros digitais se resume na frase:

"Faça algo de relevância para seu público, e se não souber fazer, simplesmente não faça, mas não insira um link do cursinho que você não conhece e quer vender para ganhar uns trocados."

Busque aperfeiçoar suas habilidades gramaticais, elas serão muito úteis para que você não pareça um completo imbecil para o seu público.

Erros de digitação são completamente aceitáveis, mas alguns casos extrapolam o limite do aceitável e passam a ser ridículos.

Caso não possua habilidades suficientes para redigir um texto com um mínimo de capricho, peça para alguém corrigir após você escrever, ou no mínimo, use um bom corretor ortográfico!

Recomendo que passe seus textos para um programa de edição de textos de confiança, que possua um bom sistema para corrigir os textos.


As 5 Dicas Essenciais

É imprescindível que o que você vá comentar em seus artigos tenha a seguinte ordem:

  1. Seja algo de valor para seu público: As pessoas precisam de soluções para problemas que poucos sabem resolver. Conhecer seu público e seus problemas é essencial.
  2. Seja algo que você domina, ou no mínimo está se esforçando para tal: Se você produz conteúdos sobre assuntos que não gosta, seu público perceberá em breve que o que faz é sem paixão, e deixará de te seguir.
  3. Não ofereça produtos que não conhece: O grande erro dos principiantes é tentar "empurrar" um produto em troca de comissões como afiliado. Isso pode matar qualquer negócio.
  4. Cuide da sua autoridade, e para tanto, faça uso da norma culta da língua portuguesa, ou no mínimo escreva as palavras corretamente usando um corretor ortográfico e peça para algum amigo corrigir seus textos.
  5. O mais importante, não subestime a inteligência do seu público com balelas: Pensar que as pessoas são meras consumidoras passivas é um grande erro. A internet é um canal onde a informação é abundante e todos têm acesso a ela.

Como Fazer Um Artigo Na Hora De Criar Um Blog

Texto Bônus

O texto abaixo é um bônus para quem chegou até aqui...

Os Cursos Online E Suas Copys

Uma tendência muito forte que tem feito com que a quantidade de balelas se propague pela internet, como uma verdadeira praga são os tais cursos de "Como Ganhar Dinheiro Online Com Seu Blog De Nicho""Como Criar Blog De Nicho", etc.

Não existe nada de errado em fazer um curso como este, inclusive eu mesmo já participei de dois deles e foram excelentes para o início do meu aprendizado.

O problema está em pegar as "copys" (modelos de artigos, ou artigos baratos de sites de freelancers) e usar estes artigos em seu site com promessas super fantásticas.


(Veja Também: 7 Dicas De Como Criar Um Site)


Explicando...

Pessoas fazem um cursinho de marketing digital para aprender a criar um blog, acham que agora entendem muito (isso quando não pensam que sabem tudo), contratam um freelancer para fazer artigos por R$4,00 e acham que técnica de SEO é repetir por 6 vezes palavras em um artigo.

Daí temos esse "câncer cibernético" se propagando, e o pior, santo é o que consegue encontrar um conteúdo de qualidade em meio ao lixão.


O Segredo Você Já Tem

Recomendo que antes de tentar iniciar um negócio, seja ele qual for, online ou offline, primeiramente busque elevar seu mindset. Sua mente é o maior e melhor ativo que seu negócio pode ter.

Preparar sua mente para um negócio deve ser algo primordial, não pule esta etapa pensando em ter mais tempo para produzir conteúdos, afinal de contas, o conteúdo que será produzido sairá da sua mente.

Nada, absolutamente nada de bom será produzido por você caso não esteja preparado para tal missão. Recomendo que antes de redigir sobre qualquer assunto, você o conheça profundamente, mais do que a grande maioria das pessoas.

Não estou dizendo para fazer uma faculdade de administração antes de fazer um blog sobre o assunto, mas que no mínimo você esteja por dentro dos principais problemas do seu público, e que você saiba como resolvê-los.

Quando você investe tempo se preparando, seus pensamentos geram sentimentos, que te levam a agir de maneiras diferente, este ciclo permite que você produza conteúdos autênticos e relevantes.

Veja um curso que pode te ajudar Clicando Aqui.

Pensamentos geram, sentimentos que nos levam a ações.

Sempre Utilize O Planejador De Palavras Chave

Na hora de definir se o assunto que você vai tratar tem ou não buscas recorrentes na internet considere utilizar o planejador de palavras chave do Google (Adwords).

Esta ferramenta será muito útil, gerando estatísticas da quantidade de pessoas que buscam pelo tema que você irá tratar.

Como a intenção não é ensinar como se usa o Planejador De Palavras Chave, vou deixar para você pesquisar como se faz.

O ponto mais importante será entender que seu conteúdo deve entregar aquilo que as pessoas já estão buscando, deverá destacar os itens mais importantes, e entregar mais do que promete.

E este talvez seja o ponto crucial, não prometer mais do que entrega, mas sim o contrário.

Analise a Concorrência

Visitar sites e blogs que tratam do mesmo assunto que você pretende falar é a melhor maneira de saber o que seu público busca, e ainda ganhar mais experiência no assunto que pretende falar.

Visitar outros blogs do seu nicho, ler os comentários dele e comentar neles pode ser a melhor fonte de inspiração para seus projetos.

Quando você fizer isso, estará buscando saber exatamente o que as pessoas falam sobre o assunto, e saberá assim quais os problemas elas esperam que você resolva.

Esta talvez seja a mina de ouro oculta, que pouquíssimas pessoas exploram.

Vale ressaltar que não adianta você tentar copiar uma ideia e falar exatamente sobre o assunto que outro blog já fala muito bem, mas o bom mesmo e fazer exatamente aquilo que ele deixou passar despercebido.

O Último Segredo

Faça apenas o que você gosta ou está preparado para fazer. O grande problema da maioria dos conteúdos é que são feitos sem paixão, sem dedicação e sem pesquisa. E isto transparece para quem lê.

No meio do marketing digital então, onde a propagação da informação é muito rápida, textos mal elaborados são facilmente percebidos, apesar de ainda serem a maior parte do conteúdo disponível.

Talvez seja difícil elaborar um texto sobre algo que você não gosta, ou nunca ouviu falar, então pra quê fazer este esforço se você pode trabalhar com o que tem?

O erro de muitos é pensar que o segredo para ganhar dinheiro está em um determinado nicho, e isso é um completo engano.

Todos os nichos têm espaço para se ganhar dinheiro, e não será fazendo um conteúdo que você não gosta ou não domina que você irá fazer sucesso, sendo que muitas pessoas que também falam sobre isso têm verdadeira paixão pelo assunto e o dominam completamente.


Bom se você chegou até aqui, parabéns, você é mais determinado que 98% das pessoas e realmente está com vontade de desenvolver um excelente conteúdo.

O que você achou deste artigo? Deixe seu comentário me dizendo como produz conteúdo e se você dá ênfase no conteúdo, ou qual é sua estratégia.





Artigos Relacionados:

Cursos Para Principiantes No Marketing Digital
Primeiros Passos Em Um Lançamento De Produto Online
O Que É Host/Hosting
Curso Segredos Do Adsense - Quem Não Deve Fazer?

Tags: criar blog, como criar blog, marketing digital, como fazer um artigo, como escrever um artigo, marketing de conteúdo, como elaborar um artigo, como produzir um texto, produção de conteúdo, como fazer um post, produzir conteúdo, como produzir conteúdo, como fazer artigos para blog, como produzir conteúdo para blog

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas Fáceis Para Seu Lançamento De Produto Online Bombar [BÔNUS]

Curso Segredos Do Adsense - Quem Não Deve Fazer?

[Segredo Revelado] Melhores Cursos Para Você Faturar Alto Com Marketing Digital