7 Dicas Para Você Criar Um Site

Saiba Que Definir O Tipo De Site Pode Ser O Principal



Quando alguém me faz a clássica pergunta "Criar site é difícil?" eu costumo responder com a resposta clássica... Depende.

O mais importante no início é ter uma estratégia definida, e responder as seguintes perguntas.

  • Você está criando um site pessoal ou corporativo?
  • Vai criar um site de conteúdo, de vendas ou os dois juntos?
  • Tem dinheiro pra investir ou não?
  • Tem tempo pra investir ou não?
  • Entende alguma coisa sobre criação de sites ou não entende absolutamente nada?
  • Você pretende ganhar dinheiro com isso ou é só um passa-tempo?

Enfim, responder todas as possíveis questões para traçar um objetivo claro para seu site.

E abaixo vou citar alguns exemplos de como criar sites voltados para atender suas expectativas, desejos e necessidades.


1- Blogs De Nicho - Como Criar Um Site Para Seu Nicho

Hoje em dia o queridinho entre todos os sites são os blogs de nicho, provavelmente a maior parte dos sites de conteúdo que você acessa faz parte dessa categoria e você nem percebeu.

Fazer um blog de nicho é algo para quem quer criar site com aparência mais pessoal, como se estivesse falando com seus amigos. (Tipo este aqui)

Os Blogs de nicho são sites de conteúdo e que normalmente têm vendas atreladas em suas entrelinhas como forma de monetização, afinal de contas, o site tem que se pagar e gerar algum lucro.

Caso você queira fazer um blog de nicho e não tenha dinheiro, pode começar fazendo um gratuito no Blogspot ou Wordpress.com. (Veja o artigo sobre sites gratuitos ou pagos)

Caso queira fazer um site profissional terá de comprar um domínio (www.DOMÍNIO.com. ou .com.br) e contratar um plano de hospedagem, o que não deve lhe custar mais de R$300 ao ano. (Veja o artigo sobre hospedagem de sites)

Caso não tenha tempo para produzir conteúdo para seu site baste ter um pouquinho de dinheiro e pagar um freelancer para fazê-lo.

Apenas cuide para que o freelancer não produza artigos de baixa qualidade e te "enrole" apenas enchendo o texto de palavras pra ganhar dinheiro, ou pior ainda, faça plágios. (Veja o artigo Como Criar Conteúdo De Valor)

Por apenas R$5,00 hoje um freelancer faz um bom artigo, de aproximadamente 700 palavras, caso você não saiba ou não tenha tempo para fazer por conta própria.

Na hora de escolher a sua plataforma onde seu blog será feito busque entender o funcionamento de cada uma.


  • O Blogspot por exemplo exige que você entenda um pouco de HTML caso queira produzir um layout bacana, que tenha uma conta no Google e não possui plugins como o Worpress.org.



  • O Wordpress.com (gratuito) não necessita das edições HTML, porém é limitado para anúncios do Adsense (que são muito usados para monetizar blogs) e não possui plugins como o Wordpress.org.



  • Já o Wordpress.org (Instalado no seu servidor de hospedagem) é praticamente ilimitado, essa plataforma permite a instalação de plugins (são como programas) que são recursos adicionais que você pode instalar como desejar.


Essa última opção é a mais profissional de todas e é a que eu recomendo que você faça.

Caso esteja montando um site apenas como passa-tempo, qualquer uma das opções gratuitas serve. Tanto o Wordpress.com como o Blogspot atendem muito bem a todos os quesitos básicos.

2- Como Encontrar Um Nicho Lucrativo

Tanto para blogs de nicho como para qualquer outro tipo de sites, saber onde você irá atuar é o mais básico dos passos iniciais, indispensável para o sucesso do seu projeto.

Uma maneira muito simples de descobrir se seu público busca pelo que você quer oferecer é realizar buscas no Google Adwords no planejador de palavras chave, e também no Google Trends.

O ideal é ter um bom público buscando pelo seu assunto de interesse, quanto mais, melhor.

Não existe uma quantidade exata, vai depender do seu bom senso.

Já fiz sites para nichos com buscas em torno de 1mi/mês que não deram certo, porque o publico não é potencial consumidor.

Têm amigos que já fizeram sites para nichos com menos de 50mil/mês e lucraram muito dinheiro.

Tudo depende do quanto seu produto, serviço ou informação é relevante.


3- Cursos Para Criar Site Lucrativo E Blogs De Nicho

Se você não entende nada sobre criação de sites ou blogs de nicho, recomendo que não faça nada agora, apenas estude.

Existem bons cursos no mercado online para quem quer aprender a fazer seus próprios sites, e eles não são caros.

Veja meu artigo sobre este assunto. (Cursos Para Principiantes No Marketing Digital)


4- Montar Uma Loja Virtual - Como Criar Um Site De Vendas

Muitas pessoas não se identificam com o modelo de site informal dos Blogs de nicho e dos Vlogs. Essas pessoas querem algo profissional.

Algo do tipo "Sim, eu tenho uma Loja Virtual e pretendo vender pra você."

Para isso existem os modelos de Lojas Virtuais tipo "Ecommerce".

Sites de ecommerce são muito populares, apesar de que para fazer sua Loja Virtual de forma profissional você gastará muito mais dinheiro e tempo do que fazendo um blog de nicho.

Esta opção é voltada principalmente para empresas, e são pouco utilizados por pessoas físicas por um simples motivo. Autoridade e confiança. Sem falar no investimento, claro.

A maioria das pessoas não gostam de comprar de outras pessoas, elas querem se sentir "seguras" e preferem comprar de empresas, de preferência já estabelecidas no mercado, que ofereçam nota fiscal, garantia, selos...

Uma boa plataforma a se pensar na hora de fazer sua Loja Virtual é o Wix, nele você encontrará alguns modelos prontos, e bastará você personalizá-los ao seu gosto e começar a vender.

Essa é uma ferramenta muito bacana a se pensar na hora de montar sua Loja Online.

Existem outras ferramentas, mas a única que eu conheço, e que qualquer ser humano comum sem conhecimento de HTML consegue fazer um bom layout é esta.


5- Wix ou Klickpages?

Existe uma grande diferença entre essas duas ferramentas que podem ser usadas tanto por lojas virtuais, como por Blogs de Nicho, Vlogs, e Afiliados sem site próprio também.

As diferenças são basicamente as seguintes:
  1. O Wix é excelente para criação de sites, ou loja virtual, e nada mais.
  2. O Klickpages é apenas para fazer páginas isoladamente, e não para criação de sites inteiros.
  3. Wix não é bom para criação de páginas isoladas.
  4. O Klickpages não serve para criação de sites.

Existe o Klicksite, serviço similar ao Wix, mas não conheço ninguém que o tenha usado e recomendado por algum motivo, e tem seu custo muito superior ao Wix.

Então se você vai montar um ecommerce ou não sabe fazer a criação do seu site, o Wix irá te atender de maneira mais adequada que o Klickpages.

Se você já fez a criação do seu site e precisa apenas de uma página de captura, página de lançamento de produto, página de webnários, enfim, alguma página de maneira isolada, o Klickpages é uma ferramenta muito superior ao Wix nesse quesito.


6- Vlogs - Como Criar Um Site De Vídeos

Os vlogs são excelentes ferramentas para geração de tráfego orgânico (gratuito), quando são associados à postagem dos vídeos em mídias sociais como Youtube, Facebook, etc...

Os Vlogs, assim como Blogs de Nicho, são bem informais, de pessoa para pessoa, o que não quer dizer que não se pode ganhar dinheiro com isso, muito pelo contrário.

A característica marcante (e básica) dos vlogs são os vídeos, e é exatamente através desse meio que se pode conseguir mais visibilidade e autoridade na internet.

Esta pode ser a alternativa mais barata de se produzir conteúdo, já que atualmente quase todos os celulares gravam em HD (high definition), e o Windows Movie Maker é gratuito para editar esses vídeos.

Um Vlog é criado da mesma maneira que os Blogs de Nicho, mais comumente através do Wordpress.com, Wordpress.org, ou Blogspot.

Basta acessar o Wordpress.com e o Blogspot para criar um Vlog gratuito.

Como já disse só o Wordpress.org que é instalado no seu servidor de hospedagem é pago, e tem um grau de dificuldade um pouco maior na instalação.

As mesmas recomendações dos Blogs De Nicho servem para os Vlogs, com a diferença que não poderá pagar pra alguém fazer os vídeos por você.



7- Fan Pages

Se sua empresa, não tem dinheiro para investir agora, ou quer testar o poder da internet, começar com uma Fan Page pode ser uma boa.

Para pessoas físicas não é muito comum Fan Pages, mas como alternativa simples e barata (gratuita na verdade) também pode ajudar.

Para criar uma Fan Page basta clicar em "páginas" no menu inicial do Facebook e criar uma nova página. Simples né?

A sua visibilidade na internet aumentará através de Fan Pages, e você conseguirá um pouco de tráfego orgânico, o que é excelente para quem está começando.

Nunca se esqueça que Fan Page não é site, e o Facebook pode acabar com isso a qualquer momento, então não construa seu castelo sobre um palito de fósforos.

Tenha sempre um site fora do facebook, e busque também divulgação em mídias como Twitter, Pinterest, Instagram...

Fan Pages são excelentes para divulgação de produtos também, quando for lançar um produto considere ter uma Fan Page só pra ele.

Sempre que possível invista em tráfego pago, Facebook ADS, Google Adwords, Yahoo/Bing ADS, Posts patrocinados, Banners em Blogs de nicho, etc, isso pode lhe render bons clientes.



Espero que tenha gostado deste artigo sobre como criar site, e não se esqueça de deixar seu comentário aqui logo abaixo!




Veja Também:
Como Criar Conteúdo De Valor
Site Gratuito ou Pago
Hospedagem de Sites - Pra Quê Serve?
Curso Fórmula Negócio Online - Quem Não Deve Fazer?


Tags:
criar Site, como criar Um Site
loja virtual,criação de Sites


Postagens mais visitadas deste blog

Dicas Fáceis Para Seu Lançamento De Produto Online Bombar [BÔNUS]

Franquias De Sucesso, Porque Você Precisa Escolher Uma Para Empreendender Em 2016

10 Motivos Para Você Começar A Trabalhar Com Coaching